Defesa Civil alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento em BH

Aviso é de pancadas de chuvas acompanhadas de rajadas de vento ocasionais de até 50 km/h e trovoadas isoladas

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

Veja o mapa que mostra a previsão para todo o Estado nesta quarta-feira (4)
SIMGE/IGAM
Veja o mapa que mostra a previsão para todo o Estado nesta quarta-feira (4)

Após a chuva de granizo que causou transtornos em Belo Horizonte nesta terça-feira (3), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) volta a alertar que nesta quarta-feira (4) para a possibilidade de pancadas de chuva significativas, rajadas de vento e trovoadas na capital.

Conforme o aviso, divulgado nesta manhã, a possibilidade de chuvas é decorrente de áreas de instabilidade atmosféricas, que também poderão gerar rajadas de vento ocasionais de até 50 km/h e trovoadas isoladas.

O volume estimado é de 20 a 40 mm e o alerta vale até às 8h de quinta-feira (5). A previsão é que as pancadas atinjam a capital e algumas localidades da região metropolitana especialmente a partir desta tarde. As temperaturas vão de 17 a 28ºC.

FOTO: TEMPOCLIMA/PUC MINAS Regiões mais escuras deverão ser as mais atingidas pela chuva

Para a quinta-feira a previsão é de céu nublado com possibilidade de pancadas de chuva significativas acompanhadas de descarga elétrica e trovoadas. As temperaturas deverão cair um pouco, variando entre 19 e 23°C.

Na sexta-feira (6) a COMDEC aponta, com base nos dados repassados pelo instituto TempoClima PUC Minas, que a capital mineira terá o dia de céu nublado também com possibilidade de pancadas de chuva significativas acompanhadas de descarga elétrica e trovoadas. No fim de semana, a tendência será parecida, com sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde.

Restante do Estado

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), nesta quarta-feira o céu ficará parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, e que virão acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasionais, no Triângulo, Oeste, Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata.

No Noroeste, Central Mineiro e Metropolitana de Belo Horizonte, o dia será de céu parcialmente nublado com chuvas isoladas. Nas  demais áreas mineiras, o sol predominará entre poucas nuvens. As temperaturas diurnas estarão em ligeiro declínio no Centro-Sul e Oeste. No restante o Estado as temperaturas deverão permanecer estáveis.

Na Bacia do Rio Doce, o dia será de céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. Na Bacia do Rio Sapucaí, o dia será de céu  nublado com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais.

Leia tudo sobre: pancadas de chuvaalertadefesa civilprevisãochuvatrovoadasrajadas de ventobh