Decisão tira uma cadeira do PT-MG na Câmara dos Deputados

Adelmo Leão (PT) perdeu sua vaga para Franklin Roberto de Lima Souza, o Pastor Franklin Lima, do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB)

iG Minas Gerais | TRE-MG |

O Partido dos Trabalhadores perdeu uma cadeira na Câmara dos Deputados após retotalização feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), nesta terça-feira (3), nas eleições do Estado.

Adelmo Leão (PT) perdeu sua vaga para Franklin Roberto de Lima Souza, o Pastor Franklin Lima, do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) e que faz parte da Coligação + Minas (PT do B/PRP, PHS/PEN). Leão fica com a primeira suplência.

A recontagem aconteceu após o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, entrar com uma liminar na última sexta-feira (30). O documento solicitava efeito suspensivo ao recurso contra a decisão do TSE, que havia negado o registro de candidatura de Geraldo Hilário Torres (PTdoB) ao cargo de deputado federal.

A decisão determinou que os votos recebidos pelo candidato (16.379 votos) fossem considerados válidos e que o TRE fizesse a retotalização do resultado das eleições proporcionais de 2014. A modificação foi comunicada pelo presidente do Tribunal, desembargador Geraldo Augusto, durante sessão ocorrida nesta terça.

O novo resultado está disponível no site do Tribunal. A consulta pode ser feita por resultados no Estado, por eleitos por cargo ou eleitos por partido. O presidente do TRE determinou a comunicação imediata da retotalização ao TSE e à Câmara dos Deputados.

A inclusão dos votos recebidos por Geraldo Hilário no cálculo dos quocientes eleitoral e partidário provocou as alterações referentes aos candidatos eleitos e suplentes das Coligações + Minas e Minas Pra Você. Segundo a decisão, a permanência do atual quadro dos eleitos depende de o TSE admitir ou não o recurso extraordinário.

Nas Eleições 2014, para o cargo de deputado federal, o Pastor Franklin Lima teve 58.085 votos e Adelmo Leão, 57.921 votos.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave