Deputado do Piauí festeja de joelhos eleição na Assembleia

O deputado corre de um lado para o outro junto aos assentos da mesa diretora, abraça efusivamente o vencedor Themístocles

iG Minas Gerais | Folhapress |

A eleição do deputado Themístocles Filho (PMDB) para seu sexto mandato seguido como presidente da Assembleia Legislativa do Piauí foi comemorada "como um gol" por parlamentares aliados.

Um vídeo publicado na internet mostra a reação efusiva do deputado João Madison (PMDB) ao saber da vitória do aliado em plena sessão plenária da Assembleia neste domingo (2). As imagens são do portal piauiense "O Olho".

O deputado corre de um lado para o outro junto aos assentos da mesa diretora, abraça efusivamente o vencedor Themístocles, ajoelha no chão e agradece aos céus.

A reação é resultado da eleição que era considerada a mais disputada dos últimos anos na Assembleia Legislativa do Piauí.

Themístocles venceu por 16 votos a 14, superando o candidato Fábio Novo (PT) e será o presidente de Assembleia mais longevo do país.

A derrota de Fábio Novo também representa uma baixa para o governador Wellington Dias (PT) e para prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), que deixaram de lado as diferenças e articularam a candidatura petista.

Na véspera da votação, os aliados do governador contabilizavam 19 votos a favor do candidato petista. Contudo, abertas as urnas após votação secreta, ele teve cinco votos amenos que o previsto.

AÇÃO JUDICIAL

Themístocles Filho é um dos oito chefes de Assembleias Legislativas que são alvo de ações judiciais, segundo levantamento feito pela reportagem.

O deputado teve as contas de 2009 rejeitadas por não ter prestado informações sobre verbas de gabinete. Ele recorre da decisão.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave