Brasileiros buscam vaga no Campeonato Mundial de salto em penhasco

Eles tentam desbancar 17 concorrentes que estarão em busca de apenas cinco vagas para participar da temporada

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

José Wilker tenta participação pela primeira vez no torneio
ROMINA AMATO
José Wilker tenta participação pela primeira vez no torneio

Pular de um penhasco realizando manobras de tirar o fôlego é algo para poucos. Dois brasileiros tentarão realizar o feito e ir além disso. Jucelino Júnior e José Wilker precisarão convencer os jurados para que eles participem da temporada 2015 do Campeonato Mundial de Salto de Penhasco, o Red Bull Cliff Diving.

A competição vai acontecer entre os dias 5 e 7 de fevereiro em Cartagena, na Colômbia. Serão 19 atletas de 12 países brigando por cinco vagas. Eles se juntarão a outros cinco participantes que já estão garantidos, graças aos bons resultados da última temporada.

Enquanto Jucelino já participou de quatro temporadas como convidado, José Wilker estreia no torneio. Eles terão dois dias para mostrar seu valor, realizando quatro saltos por dia, dois obrigatórios e dois livres. A nota dos oito saltos será somada antes do resultado final.

Já garantidos, estão referências da modalidade como o inglês Gary Hunt, que foi tetracampeão do mundo em 2014, além do russo Artem Silchencko, do norte-americano Steven LoBue, do colombiano Orlando Duque e do também norte-americano David Colturi.

A altura dos saltos é de 27 metros em queda livre, exigindo muito da concentração e habilidade dos competidores.