Dos movimentos que aceleram o coração

Inspirado em obras de Franz Kafka, espetáculo de dança da No Ar Cia. de Dança,“Rasante”, volta ao cartaz

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Premiado. Montagem venceu Prêmio da Fundação Clóvis Salgado de Estímulo às Artes Cênicas
Guto Muniz
Premiado. Montagem venceu Prêmio da Fundação Clóvis Salgado de Estímulo às Artes Cênicas

Assistir ao espetáculo de dança “Rasante”, que entra em cartaz pelo VAC a partir de amanhã, na Sala João Ceschiatti, evoca a tensão guardada em cada um. Gradualmente, os bailarinos presentes em cena aumentam o ritmo: dos toques sutis até os encontros-batidas e amontoados de corpos sobre o palco. A luz – uma sexta personagem na montagem – contribui para o crescimento da voltagem.

Para o diretor da peça e também um dos intérpretes em cena, Sérgio Penna, a sensação descrita acima dialoga diretamente com a premissa que cerca a concepção da peça: toda a obra do tcheco Franz Kafka (1883-1924). “Isso claramente é algo que se percebe na obra do escritor. Além disso, seus textos não trazem nenhuma explicação para o leitor, que só percebe que está envolvido nessa tensão quando já a está sentindo”, analisa.

Aclamados nos cinco continentes, os personagens e o “mundo” kafkanianos relevam, em geral, temores vivenciados pelo homem contemporâneo. Essa foi a força motriz, conta Penna, para a criação da obra. “É um tema atual e humano”, justifica.

Outra característica que acompanha a obra do escritor tcheco é sua complexidade, um fator que poderia ter representado um obstáculo para a gênese do espetáculo. No entanto, não foi motivo de preocupação. “É um trabalho humildemente e livremente inspirado nas obras do escritor. Mas criamos nossa própria visão. Afinal, a gente não é Kafka”, opina.

Acompanham o diretor, em cena, Gabriela Christófaro, Bernardo Gondim, Lourenço Marques e a dramaturga Grace Passô.

Agenda

O quê. “Rasante”

Quando. De amanhã até sábado, às 21h, e domingo, às 19h.

Onde. Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro)

Quanto. R$ 16 (inteira)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave