Reforma política está na pauta

iG Minas Gerais |


Renan Calheiros chega ao Congresso para abertura dos trabalhos
DIDA SAMPAIO
Renan Calheiros chega ao Congresso para abertura dos trabalhos

Brasília. Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), respectivamente, fizeram discursos nesta segunda-feira defendendo as reformas política e tributária como prioridades do Congresso Nacional. Na sessão de abertura do ano legislativo, os peemedebistas disseram estar cientes de que este ano será de muito trabalho com a apreciação pelos parlamentares de inúmeras matérias relevantes.

Renan, que é presidente do Congresso, fez questão de iniciar seu discurso dizendo que as disputas pelos comandos das duas Casas Legislativas “pertencem ao passado” e que “agora é hora de trabalhar”.

Ele prometeu trabalhar “incessantemente” para aprovar o Código Penal, a Lei de Licitações e aprofundar a regulamentação do Orçamento Impositivo, incluindo as emendas coletivas e de comissão.

Sobre a reforma política, Renan defendeu a criação de mecanismos claros de financiamento de campanha. “Pagaremos um alto preço se não formos capazes de enfrentar esse desafio”, ressaltou. Ele recomendou que o Parlamento trace as linhas da reforma e a submeta à consulta popular.

Cunha e Renan destacaram a discussão do pacto federativo como ponto primordial da discussão da reforma tributária. “Pacto federativo é a discussão maior”, apontou Cunha. Ele lembrou que o ano será de medidas impactantes e que o Parlamento terá de discutir também as demandas populares. Enfatizou que na Câmara essas discussões terão de obedecer sempre “à vontade da maioria”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave