Prefeitura de Contagem é alvo de ação para recuperar Cine Teatro

Local está abandonado e estrutura está se deteriorando, MP tentou fazer um termo de ajuste de conduta junto à prefeitura, mas teve exito

iG Minas Gerais | FELIPE CASTANHEIRA |

Prédio está com vários problemas e está sem uso
Divulgação / Prefeitura de Contagem
Prédio está com vários problemas e está sem uso

O Ministério Público de Contagem está movendo uma ação contra a prefeitura devido a falta de manutenção do Cine Teatro Municipal, que fica na Bueno Brandão, no centro da cidade. A entidade alega que a estrutura do espaço cultural está se deteriorando e que o executivo não tem adotado medidas para reverter a situação. Sem ser usado, o cinema estaria tendo danos irreversíveis.

A ação civil pública teve início na semana passada através da 5ª Promotoria de Justiça de Contagem e foi divulgada nesta segunda-feira.

O promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural Leonardo Barreto Moreira Alves, avalia que situação é preocupante.  “É certo que a não utilização do imóvel como espaço cultural faz com que a população contagense não desfrute da importância histórica deste bem. Por isso, o caso requer imediata intervenção da Justiça”, destaca.

O Ministério Público (MP), destaca que a edificação apresenta características modernistas e foi tombada por meio de decreto em 31 de maio de 2001. Mesmo assim o local está abandonado e sem manutenção.

Um Termo de Ajustamento de Conduta chegou a ser proposto para a prefeitura, que não acolheu a proposta. Agora a ação civil cobra que o executivo municipal elabore um projeto de recuperação da edificação e também um planejamento de uso do espaço. A intenção é que o local recupere sua importância cultural junto a população local.

Questionada sobre a ação, a prefeitura de Contagem se limitou a justificar que  a procuradoria-Geral do Município não foi citado oficialmente e que por isso não vai se manifestar sobre o caso.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave