Aos 13 anos, professora de ioga é sensação

Jaysea DeVoe e apaixonou pela ioga aos 8 anos e, hoje, ensina a prática a pessoas de 4 a 60

iG Minas Gerais | Nicole Pajer - The New York Times |

Jaysea DeVoe entre seus alunos: técnica da garota atrai adeptos
John Francis Peters/The New York Times
Jaysea DeVoe entre seus alunos: técnica da garota atrai adeptos

Em uma manhã ensolarada de sábado na Ilha Catalina, na Califórnia, nos Estados Unidos, um grupo de estudantes pôs os pés na praia de cascalho para acompanhar a aula de ioga da instrutora Jaysea DeVoe. Com apenas 13 anos e 36 kg, ela está entre os professores de ioga mais jovens dos EUA.

Depois de concluir o programa de certificação de 200 horas, ou cinco meses, em fevereiro, ela se inscreveu na Yoga Alliance e dá aulas em meio-período no Bergamot Spa, em Encinitas, na Califórnia, a pessoas cujas idades variam de 4 a 60 anos.

E também se tornou uma espécie de celebridade em sua comunidade, comparecendo a eventos beneficentes que incluem o Children Mending Hearts, em Los Angeles, e o Uplift Yoga Bash, em Orange.

“Jaysea vai mudar o mundo com sua gentileza e brilhantismo. Sem dúvida, aos 13 anos, já é uma pequena líder”, afirma Kim Bauman, de 39 anos, fundadora do One Love Movement, uma ONG da qual a menina é voluntária.

Nada convencional

Criada em uma família pouco convencional, na qual o pai gerencia a carreira de surfistas e músicos, Jaysea se apaixonou pela ioga aos 8 anos, depois de assistir às aulas infantis do YMCA. Sua mentora, Lindsay Russo, foi quem deu força para que se tornasse professora. “O que vi nela e me convenceu de que está pronta para as aulas foi a garra, o entusiasmo. Ela passa uma energia que acalma”, conta Lindsay.

Suas aulas de Fluxo Vinyasa têm como tema a invocação da natureza. “Vivi a vida inteira perto do mar e incorporei o seu ritmo à minha vida e à forma como transmito meus ensinamentos”, diz ela, que chama suas aulas de Ioga Vibrações Marinhas. 

Os alunos aprovam seu método simples e eficaz. “Mesmo quando não estou aqui na aula, ou se estou passando por alguma coisa ruim, ouço a voz da Jaysea; ela sempre diz para a gente não se prender a nada, viver apenas o momento”, conta Kendall Israel, de 14 anos, que vive em Houston, mas passa as férias de verão no sul da Califórnia.

Jaysea pode ser muito jovem para ser uma iogue, mas não é a única: de uns anos para cá surgiram inúmeras escolas, livros e vídeos voltados aos adolescentes, principalmente no sul da Califórnia. Um manual bem popular é o “Yoga 4 Teens: An Instructor's Guide to Teaching Yoga to Teenagers” (Ioga para Teens: Como Ensinar Ioga para os Adolescentes), que ensina aos jovens como aquietar a mente.

 

 

Leia tudo sobre: meninadedicaçãoiogaTempinho