Em busca de mais participação

Começa nesta segunda o evento Tecnopolítica, Democracia e Urbanismo Tático, com palestra do arquiteto Domenico di Sena

iG Minas Gerais | daniel toledo |

Intervenção. Após mapeamento feito pelo coletivo Micrópolis, bairro Calafate será tema de workshop
Guilherme Appolinario
Intervenção. Após mapeamento feito pelo coletivo Micrópolis, bairro Calafate será tema de workshop

Inaugurando a programação de arquitetura dentro do Verão Arte Contemporânea (VAC), acontece Nesta segunda e terça, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o evento Tecnopolítica, Democracia e Urbanismo Tático, que por meio de um seminário e um workshop deve investiga – na teoria e na prática – a apropriação de recursos tecnológicos para a produção participativa de espaços urbanos.

Reunindo o grupo de pesquisa Indisciplinar e o coletivo Micrópolis, ambos ligados a Faculdade de Arquitetura da UFMG, além de convidados como a artista e pesquisadora paulistana Giselle Beiguelman e o arquiteto italiano Domenico di Sena, o seminário tem início às 14h e entrada gratuita – porém sujeita à lotação do teatro.

Um dos conceitos centrais à discussão que acontece por lá, a ideia de urbanismo tático é apresentada por Natacha como um conjunto de ações autônomas que vêm, aos poucos e em diversas partes do mundo, alterando a fisionomia e o funcionamento das grandes cidades. “São ações que intervêm na cidade sem que haja tanta vinculação ao Estado e ao mercado”, explica, fazendo lembrar de acontecimentos como a Praia da Estação, o Duelo de MCs, o Quarteirão do Soul e o Fica Ficus.

Foi com o intuito de ampliar o repertório de práticas e possibilidades de urbanismo tático, assim como fomentar a reflexão local sobre ações dessa natureza, que surgiu a ideia de convidar ao evento o arquiteto Domenico di Sena, que apresenta uma palestra nesta segunda, às 20h. “Ele é um pesquisador ainda jovem, mas muito envolvido em uma cena de coletivos de arte, arquitetura, design e urbanismo que vêm surgindo em vários países, sobretudo na Espanha”, comenta Natacha.

Além de oferecer uma palestra, di Sena comanda um workshop quarta e quinta-feira, tendo como foco intervenções no bairro Calafate, previamente mapeado pelo coletivo Micrópolis. “Trata-se de um bairro muito visado pelo mercado imobiliário, e nossa intenção é trazer outras propostas para a região, mais relacionadas aos interesses de quem vive por lá”, adianta. Com inscrições encerradas, o workshop contará com 30 participantes, dentre os quais estudantes, pesquisadores e gestores públicos.

Agenda

O quê. Seminário Tecnopolítica, Democracia e Urbanismo Tático

Quando. Nesta segunda e terça, a partir das 14h

Onde. Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, Funcionários)

Quanto. Entrada gratuita (sujeita à lotação do teatro)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave