Nova Raposa entra em campo

Marcelo Oliveira vai dar oportunidade para jovens como Eurico e Judivan no time titular

iG Minas Gerais | Josias Pereira |

Vai começar. Elenco celeste para 2015 tem primeiro teste no Mineiro nesta noite
Uarlen Valério
Vai começar. Elenco celeste para 2015 tem primeiro teste no Mineiro nesta noite

Foram dois anos vitoriosos, de amplo domínio no futebol brasileiro. Mas após tantas conquistas, o Cruzeiro de Marcelo Oliveira precisará se reinventar. O duelo deste domingo, contra o Democrata, em Governador Valadares, às 19h30, está longe de ser o teste definitivo. Muitas peças ainda precisarão ser alocadas neste quebra-cabeças. Dos oito contratados até o momento, apenas Leandro Damião e Joel estão aptos para a estreia. Porém, se uns farão falta, outros terão a chance de fazer seu nome, caso dos jovens Eurico e Judivan. “São atletas que já vêm de um ambiente profissional e fazendo um bom trabalho. No Campeonato Mineiro, começando, é um bom momento (para lançá-los)”, analisa o técnico Marcelo Oliveira.

Eurico ganhou a vaga de Willian Farias, vetado por conta de dores musculares, enquanto Judivan recebe uma chance no meio-campo na vaga de Júlio Baptista.

“O Judivan já mostrou qualidades especiais de um atacante. É habilidoso. O Eurico é um atleta de forte marcação, que sabe passar bem a bola. Faz parte do nosso trabalho agregar valores. Esperamos que eles possam ir bem”, elogia o comandante.

Boas perspectivas. Todo o processo de reconstrução demanda tempo. Ainda mais quando mudanças substanciais acontecem. São cinco caras novas em relação à equipe do ano passado. A transformação mais radical aconteceu justamente no setor criativo da equipe. A trinca Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Marcelo Moreno foi responsável por 54% dos gols marcados pelo Cruzeiro em 2014.

Mas Marcelo Oliveira não quer lamentar as perdas. O treinador deseja olhar para a frente, valorizando o elenco que possui. “Às vezes, eu vejo pessoas dizendo que o Cruzeiro perdeu com a saída de jogadores, mas dá para lapidar novos atletas. Temos que encaixar uma nova equipe com equilíbrio. O time ideal é aquele que os jogadores sabem o que os outros querem”, disse o treinador.

As baixas. Entregues ao DM seguem o goleiro Alan, os zagueiros Alex, Dedé e Manoel, o volante Rodrigo Souza e o meia-atacante Alisson. Dos novos contratados são desfalques os laterais Mena, Fabiano e Pará, além do volante Seymour, o meia uruguaio Arrascaeta e o atacante colombiano Riascos. Willian Farias e Júlio Baptista completam a lista.

Pantera de volta à elite Vice-campeão do Módulo II do ano passado, o Democrata de Governador Valadares espera no jogo desta noite, contra o Cruzeiro, conseguir um resultado positivo em seu jogo de estreia no Campeonato Mineiro. Semifinalista do Estadual em 2010, quando acabou eliminada pelo Cruzeiro, a Pantera não disputa a elite do Estadual desde a temporada 2012, quando o clube acabou rebaixado no torneio. Para esta temporada, o primeiro objetivo traçado pelo Democrata é o de chegar à semifinal e garantir vaga na Série D.

De saída Negociado. O atacante Anselmo Ramon está de malas prontas para a China. O jogador acertou sua transferência, em definitivo, para o Hangzhou Greentown, clube que defendeu na última temporada.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave