Fábio vê Mineiro como "teste" para a disputa da Libertadores

Experiente goleiro ainda afirma que dedicação em 2015 será intensa como se fosse seu primeiro ano pela Raposa

iG Minas Gerais | GUILHERME GUIMARÃES |

Esportes - Campeonato Brasileiro 2014 -  Jogo Cruzeiro x Fluminense ultima rodada do Campeonato Brasileiro 2014, no Estadio Mineirao em Belo Horizonte MG. Foto: Alex de Jesus/ O Tempo 07/12/2014Esportes - Campeonato Brasileiro 2014 -  Jogo Cruzeiro x Fluminense ultima rodada do Campeonato Brasileiro 2014, no Estadio Mineirao em Belo Horizonte MG. Foto: Alex de Jesus/ O Tempo 07/12/2014
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Esportes - Campeonato Brasileiro 2014 - Jogo Cruzeiro x Fluminense ultima rodada do Campeonato Brasileiro 2014, no Estadio Mineirao em Belo Horizonte MG. Foto: Alex de Jesus/ O Tempo 07/12/2014Esportes - Campeonato Brasileiro 2014 - Jogo Cruzeiro x Fluminense ultima rodada do Campeonato Brasileiro 2014, no Estadio Mineirao em Belo Horizonte MG. Foto: Alex de Jesus/ O Tempo 07/12/2014

De que forma a disputa do Mineiro pode acelerar o processo de entrosamento do grupo para a disputa da Libertadores?

Temos que voltar a ter o entrosamento de antes o mais rápido possível. No Mineiro, é importante jogarmos no Mineirão e no interior também. Isso será bom para aprimorar a equipe, que tem novos jogadores. Esperamos que o Mineiro seja uma base para chegar bem na Libertadores.

A experiência dos anos anteriores comprova a importância que deve ser dada ao torneio estadual?

Foi assim no princípio de 2013, usamos o Campeonato Mineiro para ter uma boa preparação, e a partir dali começamos a ganhar títulos. Para 2015, acho que isso pode ser muito válido para novamente termos uma temporada competitiva.

Todos sabem que a prioridade é a Libertadores, mas tem como priorizar apenas a competição continental e deixar de lado o Mineiro?

Entramos para ganhar todas (as competições). Não nos preparamos para uma competição específica. Temos que sobressair dentro de todas as dificuldades, o pensamento é entrar forte em todas os torneios. Só dentro da temporada, vamos poder analisar se vai precisar priorizar ou não.

Esta pode ser sua última temporada completa pelo Cruzeiro. Quais são suas expectativas pessoais para 2015?

Cada ano que se inicia é uma chance de refazer da melhor forma possível. Será como se fosse minha primeira temporada aqui no Cruzeiro. Tenho contrato até abril de 2016, mas quero fazer uma temporada assim como aconteceu nos anos anteriores, vitoriosa. Que toda a torcida esteja feliz e nós jogadores também.

Saídas e chegadas de jogadores são benéficas no começo da temporada visando ao calendário de jogos em 2015?

Alguns jogadores têm que buscar um novo espaço para se motivarem, ainda mais depois de dois anos. Alguns saíram, estão com as portas abertas para retornarem quando for possível. Estamos acostumados com essa troca de clubes, a diretoria e comissão técnica também. Temos que continuar a fazer um grupo forte para conseguirmos mais conquistas em 2015.Os dois últimos anos foram fantásticos para o Cruzeiro. Agora a história é diferente e pode ser escrita por alguns personagens bicampeões brasileiros e outros novatos.Jogadores importantes saíram, estamos recebendo outros jogadores importantes. Se concretizarem as transações, temos que continuar fortes, mas favoritismo é dentro de campo. Não adianta viver de 2013 e 2014. Esse é o pensamento: o que passou já não faz mais parte, temos que nos empenhar para ganhar mais. No papel, as coisas estão equilibradas, isso agora tem que ser colocado em prática no dia a dia.

Por ser o atual campeão mineiro, bicampeão brasileiro de forma consecutiva, e ter um dos elencos mais valorizados do futebol nacional, o Cruzeiro entra como favorito no Estadual de 2015?

O Cruzeiro sempre vai ser visto no futebol brasileiro como favorito a conquistas de títulos. Independentemente da competição, temos que jogar como favoritos, mostrar todo este potencial que temos dentro dos jogos. A gente espera que todos que estão vindo possam chegar com este pensamento de ajudar dentro de campo, seja qual for a posição, e possamos buscar ainda mais conquistas, troféus. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave