Republicano Mitt Romney descarta candidatura à Presidência em 2016

Mitt Romney perdeu as primárias republicanas em 2008 e foi derrotado por Barack Obama em 2012

iG Minas Gerais | AFP |

Associated Press
undefined

Mitt Romney anunciará nesta sexta-feira que não será candidato nas eleições presidenciais americanas de 2016, informou um de seus assessores, uma boa notícia para outro aspirante ao cargo, Jeb Bush.

"Após uma longa reflexão sobre uma nova candidatura à Presidência, decidi que era melhor dar oportunidade a outros líderes do partido de se tornar nosso próximo candidato", declarou Romney, de 67 anos, nesta sexta-feira, durante teleconferência com seus assessores.

"Não imaginam como é difícil para Ann (nr, esposa de Romney) e para mim nos retirar, sobretudo levando em conta o seu apoio e o de tantas pessoas em todo o país. Mas achamos que é a melhor solução para o partido e o país", prosseguiu.

Mitt Romney perdeu as primárias republicanas em 2008 e foi derrotado por Barack Obama em 2012.

O diagnóstico de sua última campanha é unânime na esfera política: o outrora milionário homem de negócios não conseguiu seduzir outros eleitores fora da base tradicional do Partido Republicano, ou seja, o eleitorado branco e rural.

O anúncio de Romney é, sem dúvida, uma boa notícia para outro republicano, indicam as pesquisas de opinião, e provável candidato às primárias: Jeb Bush. Os dois homens se reuniram há uma semana em Utah, onde a família Romney tem casa.

Filho do ex-presidente George H.W. Bush (1989-1993) e irmão de outro ex-presidente, George W. Bush (2001-2009), Jeb admite desde dezembro que explora "ativamente" a possibilidade de uma candidatura, o que significa que está em pré-campanha.

"Estou certo de que a decisão de hoje não é fácil, mas sei que Mitt Romney não deixará de lutar para renovar a promessa americana, incentivando a ascensão social e a livre iniciativa, e o reforço da defesa nacional", escreveu Jeb Bush em sua página no Facebook, menos de trinta minutos após o anúncio de Romney.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave