Sistema do Fies é reaberto, mas apenas para contratos já em andamento

Desde o início do ano, acesso ficou indisponível para adequação às novas regras do programa

iG Minas Gerais | Folhapress |

Sistema do Fies é reaberto, mas apenas para contratos já em andamento
CHARLES SILVA DUARTE / O TEMPO
Sistema do Fies é reaberto, mas apenas para contratos já em andamento

O sistema para inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi reaberto nesta quarta-feira (28), mas está disponível apenas para os estudantes que já possuem contratos e desejam renová-los. Para acessar, o endereço é: http://sisfiesportal.mec.gov.br/inscricao_2015.html. "Para novos contratos, o sistema estará disponível em breve", informa o site.

Desde o início do ano, o acesso ficou indisponível para adequação às novas regras do programa. Inicialmente, a reabertura do sistema estava prevista para 18 de janeiro, mas o prazo foi adiado.

Agora, o site passará a identificar, por exemplo, o candidato que possui o financiamento para determinado curso e bolsa do Prouni (para alunos de baixa renda) em outro, o que não mais é permitido.

Ele também vai detectar se o estudante teve pontuação no Enem abaixo da exigida (450 pontos). Hoje, não há necessidade de fazer esse cruzamento.

Essas e outras mudanças foram definidas em portarias do MEC publicadas no final do ano passado. Instituições de ensino superior reclamaram das alterações no programa -entre elas, a redução do fluxo de pagamento do governo às empresas mantenedoras.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave