Lenda do salto com vara lança candidatura para comandar atletismo

O ucraniano Sergei Bubka terá que derrotar o britânico Sebastian Coe, vice-presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Bubka é o atual presidente do Comitê Olímpico da Ucrânia
Divulgação/ Twitter
Bubka é o atual presidente do Comitê Olímpico da Ucrânia

O recordista mundial do salto com vara, Sergei Bubka, lançou nesta quarta-feira (28) a sua candidatura à presidência da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo).

Atual presidente do Comitê Olímpico da Ucrânia, Bubka, de 51 anos, pretende substituir o senegalês Lamine Diack, que deixará o comando do atletismo mundial em 2015.

"Precisamos aproveitar a oportunidade para engajar novas audiências e garantir que a IAAF seja a melhor entidade em termos de ética, transparência, gestão comercial, boa governança e zelo pela integridade da nossa modalidade", afirmou Bubka em um comunicado.

Considerado uma lenda no atletismo mundial, Bubka venceu a medalha de ouro nos Jogos de Seul-1988 e seis títulos mundiais consecutivos. Além disso, o ucraniano quebrou o recorde mundial do salto com vara em 17 ocasiões.

Para chegar ao cargo, Bubka precisará derrotar o britânico Sebastian Coe, duas vezes campeão olímpico nos 1.500 metros e chefe do Comitê Organizador dos Jogos de Londres-2012. Vice-presidente da IAAF, Coe está em campanha desde o ano passado.

A eleição para a presidência da IAAF está marcada para agosto, em Pequim.