Nova negociação na quinta-feira sobre programa nuclear do Irã

As grandes potências querem limitar as capacidades de enriquecimento de urânio do Irã para impedir que possa se dotar de armas atômicas

iG Minas Gerais | AFP |

O Irã e três países europeus (França, Reino Unido e Alemanha), membros do grupo 5+1, se reunirão na quinta-feira em Istambul para seguir negociando sobre o programa nuclear iraniano, anunciou nesta quarta-feira a porta-voz da diplomacia iraniana.

O Irã e o grupo 5+1, também integrado por Estados Unidos, China e Rússia, fracassaram em duas ocasiões em concluir um acordo global sobre o programa nuclear iraniano. Seu objetivo é resolver esta crise diplomática até 1º de julho.

As grandes potências querem limitar as capacidades de enriquecimento de urânio do Irã para impedir que possa se dotar de armas atômicas, mas Teerã afirma que seu programa não tem objetivos militares e reivindica seu direito a uma produção nuclear civil.

"Haverá um encontro de um dia em Istambul entre adjuntos" dos ministros das Relações Exteriores do Irã e de três países europeus, declarou Marzieh Afkham.

A diretora política da União Europeia, Helga Schmid, também foi convidada à reunião, disse a UE em um comunicado.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave