Petrobras lista ações contra corrupção em nova área de site

A Petrobras lembra, ainda, que bloqueou a assinatura de contratos com 23 empreiteiras denunciadas

iG Minas Gerais | Folhapress |

Abalada pela crise desencadeada com a revelação, pela Operação Lava Jato, de ter sido alvo de um grande esquema de corrupção, a Petrobras lançou, em sua página na internet, uma área destinada a listar as providências que vem tomando para melhorar a gestão e minimizar o risco de fraudes.

Com o mote "ontem, hoje e sempre superando desafios", o espaço traz as iniciativas divulgadas nos últimos três meses. Entre elas, está a contratação de um novo diretor de Governança, Risco e Conformidade, o engenheiro João Elek, que acaba de assumir. Sua atribuição é prevenir o risco de fraudes e analisar previamente todos os negócios da empresa.

A Petrobras lembra, ainda, que bloqueou a assinatura de contratos com 23 empreiteiras denunciadas; que contratou os escritórios Trench, Rossi a Watanabe no Brasil, além do Gibson Dunn & Cutcher, nos Estados Unidos, para fazer uma investigação interna na empresa; que criou um comitê para acompanhar as investigações e que está buscando ressarcimento dos danos sofridos com o desvio de recursos.

Outras ações listadas são criação de 66 medidas para aperfeiçoar processos, além da colaboração com órgãos de investigação e controle (Ministério Público, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União e Polícia Federal).

Por fim, a Petrobras afirma que mantém canais de atendimento ao público, como Ouvidoria, Transparência e Serviço de Informação ao Cidadão, além de um instrumento interno destinado a receber denúncias de fraudes por parte de funcionários.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave