Pancadas de chuva podem atingir Grande BH nesta segunda-feira

Volume acumulado de chuva em janeiro está em 20% do esperado para o mês

iG Minas Gerais | FELIPE CASTANHEIRA |

A Defesa Civil de Belo Horizonte e o Instituto TempoClima/PUC Minas emitiram alertas de pancadas de chuvas e rajadas de vento para a tarde desta segunda-feira(26) em Belo Horizonte. O volume de água esperado até a manhã desta terça-feira está entre 20 e 30 milímetros e o vento pode chegar a 50 quilômetros por hora.

Na região metropolitana as chuvas também podem ocorrer com intensidade moderada. O meteorologista do instituto TempoClima/Puc Minas Heriberto dos Anjos informa que áreas de instabilidade estão se desenvolvendo na região Oeste e Sul de Minas e seguindo em direção a grande BH, o que pode provocar temporais nas próximas horas.

Heriberto destaca que desde o dia 21 de janeiro, quando ocorreu o primeiro registro significativo de chuva na região metropolitana de Belo Horizonte no mês, o acumulado de água do mês passou de 0 para 20% do esperado.

A média histórica para o mês de janeiro fica entre 250 e 300 milímetros de chuva e de acordo com o meteorologista, mesmo se nos próximos cinco dias a chuva se manter, dificilmente a média será atingida. Nesse domingo (25) ocorreu o mair volume de chuva do mês com 31 milímetros.

A previsão divulgada nesta segunda-feira pela prefeitura de Belo Horizonte indicam que até a sexta-feira o tempo deve permanecer nublado e com possibilidades de pancadas de chuva. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave