Jota Quest fechará 'saideira' do Comida di Buteco

Evento anuncia mudanças na festa de encerramento, que passa a ser realizada no estacionamento do Mineirão, na Pampulha, dia 15 de maio

iG Minas Gerais | Lygia Calil |

Regional.
 
A escolha do Jota Quest para a Saideira do Comida di Buteco, segundo a organização, é uma reafirmação da identidade mineira
Maurício Nahas
Regional. A escolha do Jota Quest para a Saideira do Comida di Buteco, segundo a organização, é uma reafirmação da identidade mineira

Com data marcada para começar em 10 de abril, o Comida di Buteco chega aos 16 anos ainda com fôlego para apresentar novidades. Na edição 2015, o concurso acontece simultaneamente em 500 botecos de oito Estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Em Belo Horizonte, cidade natal do festival, a novidade é a mudança de endereço da tradicional festa Saideira, que passa a ser realizada no estacionamento do Mineirão, na Pampulha.

Se em 2014 a festa trouxe Zeca Pagodinho, neste ano os escalados para animar o público foram os músicos do Jota Quest, que sobem ao palco no dia 15 de maio. “Colocar bandas mineiras era sempre um pedido do público. Há dois anos, levamos o Skank para a Saideira e deu muito certo. Esperamos que neste ano seja o mesmo sucesso”, comentou Filipe Pereira, gerente de área do festival em Belo Horizonte.

O samba, contudo, não abandonou a Saideira: durante o dia todo uma roda de sambistas locais vai animar o público. Neste ano, participam 45 botecos na capital mineira, nove deles estreantes no concurso.

Na avaliação de uma das fundadoras do festival, Maria Eulália Araújo, colocar na mesma frase o Comida di Buteco, o Mineirão e o Jota Quest tem tudo a ver. “Queremos celebrar nossa mineiridade. Foi aqui em Minas que esse concurso grandioso, hoje nacional, nasceu, então nada mais justo do que evidenciar isso. Assim, serão três ícones de Minas, juntos”, afirmou ela.

A escolha do novo local, segundo Filipe, vai trazer mais conforto para os frequentadores da Saideira, que dura do meio-dia à meia-noite. “Durante o dia, teremos uma área de sombra maior, que era uma antiga reivindicação do público. Também haverá mais lugares para se sentar, com as mesinhas espalhadas por dois platôs onde será construída a ‘cidade dos bares’, com todos os participantes”, explicou ele.

O lançamento oficial do evento para a imprensa aconteceu nesta segunda (26), no hall do Mineirão. Embora a organização ainda não tenha divulgado os concorrentes nem os petiscos que serão servidos, ontem foi anunciado o tema do concurso, que, conforme o caderno Gastrô já tinha adiantado, serão frutas. 

Para a organização, abrir um tema mais abrangente como este, e não determinar um ingrediente específico, é um incentivo à criatividade dos botequeiros. “Eles ficaram muito animados com as possibilidades. Só fizemos questão de que cada prato tivesse uma personalidade própria. Não ia ser legal se todos os participantes colocassem uma carne com um molho de fruta”, diz Filipe.

Por isso, foi aberta a possibilidade de usar qualquer fruta, em qualquer forma de preparo. “Principalmente nas cidades do Norte e Nordeste, tivemos um uso grande de frutas locais, o que nos deixou satisfeitos, porque reafirma o caráter regional do concurso e dos botecos. Já no Sul e Sudeste os botequeiros ficaram receosos de ousar mais e preferiram frutas tradicionais, como banana, abacaxi e maracujá”, disse Eulália.

Embora todos os petiscos participantes já estejam elaborados (e até fotografados) desde setembro do ano passado, a organização ainda faz segredo sobre eles. “Só posso dizer que eles estão bem variados e criativos. O público vai gostar”, afirma Filipe Pereira.

Nacional. O Comida di Buteco passa, neste ano, a estar em todas as regiões do país, com a entrada de duas capitais do Sul do Brasil, Curitiba e Porto Alegre. No circuito, Brasília e Recife também são novidades no concurso, que alcança 20 cidades nesta edição.

 

Agenda

O quê. Comida di Buteco e festa Saideira, com show do Jota Quest

Quando. Circuito em 45 bares de Belo Horizonte, de 10 de abril a 10 de maio. A festa de encerramento acontece em 15 de maio, a partir das 12h.

Onde. A festa Saideira será no estacionamento do Mineirão, na Pampulha

Quanto. R$ 100 (1° lote / inteira), no site ingressorapido.com.br

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave