Combates no Leste da Ucrânia deixam ao menos 9 mortos

Trinta civis morreram e 100 ficaram feridos em bombardeios no último fim de semana contra o porto de Mariupol

iG Minas Gerais | AFP |

O Exército ucraniano e os rebeldes pró-Rússia combatem há meses pelo controle do aeroporto de Donetsk AFP PHOTO/ ANATOLII STEPANOV
AFP
O Exército ucraniano e os rebeldes pró-Rússia combatem há meses pelo controle do aeroporto de Donetsk AFP PHOTO/ ANATOLII STEPANOV

Nove pessoas morreram nas últimas 24 horas em combates no Leste da Ucrânia, entre elas sete soldados ucranianos, enquanto as autoridades preparam a retirada de crianças das zonas de guerra, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

"A Ucrânia perdeu sete soldados em bombardeios, que também deixaram 24 feridos", indicou o porta-voz do exército, Vladyslav Seleznyov, que disse que os rebeldes dispararam 115 vezes.

O governador da região separatista de Lugansk também informou sobre a morte de dois civis.

Os rebeldes, segundo Kiev apoiados pela Rússia, realizam uma ofensiva no Leste da Ucrânia que gera preocupação na comunidade internacional.

Trinta civis morreram e 100 ficaram feridos em bombardeios no último fim de semana contra o porto de Mariupol, única grande cidade do leste ainda controlada pelas autoridades ucranianas.

Por sua vez, tanto as autoridades ucranianas quanto os separatistas de Lugansk e Donetsk anunciaram que planejam retirar crianças de várias zonas de guerra.