Bracher leva mostra para SP

Exposição “Pintura e Permanência” estreia na capital paulista na próxima quinta-feira

iG Minas Gerais |

Público. A mostra de Bracher no CCBB de BH atraiu um público de 100 mil pessoas
Lincon Zarbietti / O Tempo
Público. A mostra de Bracher no CCBB de BH atraiu um público de 100 mil pessoas

Depois de cumprir temporada no Centro Cultural Banco do Brasil em BH, a exposição “Bracher – Pintura e Permanência” segue para a unidade paulista da entidade, onde estreia na próxima quinta-feira e fica em cartaz até 2 de março. O público paulista poderá conhecer cerca de 90 obras do mineiro Carlos Bracher em uma das mais completas retrospectivas de sua carreira, que completa 57 anos. Muitos destes trabalhos foram cedidos por 20 colecionadores no Brasil, incluindo a Coleção Gilberto Chateaubriand do Museu de Arte Moderna no Rio e Museu Mariano Procópio.

Estarão na exposição os retratos, umas das marcas registradas de Bracher, incluindo autorretratos, além de paisagens marinhas, naturezas-mortas, cenas do cotidiano e as séries “Homenagem a Van Gogh”, “Do Ouro ao Aço”, “Brasília” e outras obras que representam todas as fases da carreira do artista. A mostra do pintor, reconhecido como um dos mestres da pintura brasileira, contará com uma exposição interativa, com dois ambientes: a reprodução do famoso ateliê de Ouro Preto e o Castelinho dos Bracher, em Juiz de Fora. “Neste local, passei a minha infância e juventude”, comenta Bracher. Nos espaços multimídia, o visitante poderá interagir com as pinceladas e a própria voz de Bracher, narrando textos de sua autoria.

Além das obras de Carlos Bracher na exposição “Bracher – Pintura & Permanência”, o público poderá acompanhar uma performance ao vivo do artista no dia 11 de fevereiro, às 19h, no CCBB SP – a entrada é franca e os interessados devem retirar as senhas uma hora antes do início da sessão.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave