Spatifilus quer chegar a cem lojas até 2017

Com 30 anos no varejo, empresa familiar mineira de calçados femininos está em 50 lojas no país

iG Minas Gerais | Helenice Laguardia |

Atualizado. Gilson Xavier faz viagens internacionais e tem informações diárias de sites especializados
Uarlen Valério
Atualizado. Gilson Xavier faz viagens internacionais e tem informações diárias de sites especializados

Tudo começa com o produto, saber comprá-lo bem para vender bem, ter fornecedores confiáveis e calçados que transmitam segurança e conforto. A combinação desses componentes a fez com que a marca mineira de calçados femininos Spatifilus, há 30 anos no mercado, tenha um cliente fidelizado. “Sempre tento antecipar o desejo do consumidor. Mesmo na crise, fazemos sempre investimentos”, diz o diretor de vendas, Gilson Xavier de Oliveira, sobre o diferencial. Agora, com 50 lojas – 30 licenciadas e outras 20 com a bandeira própria, por meio de franquias – Oliveira conta que a marca vai continuar crescendo, podendo chegar a cem unidades até 2017.

Com cerca de cem propostas por ano de gente interessada em abrir uma franquia da Spatifilus, Oliveira diz que o investimento é elevado e exige um perfil empreendedor do candidato ao negócio para não manchar a marca. “Não temos pressa para nos tornarmos uma rede grande”, explica. Em cidades menores, o investimento é de R$ 200 mil para uma unidade, elevando-se a R$ 300 mil e até R$ 400 mil para grandes centros urbanos. “A empresa quer sempre crescer, só que em bases sólidas, não vamos jamais trazer aventureiro para a rede”, afirma. Produção. Sem divulgar números como volume de produção e vendas, Oliveira informa que o tíquete médio é de R$ 120. E o cliente Spatifilus pode escolher, por ano, entre 300 lançamentos, incluindo sandálias, bolsas, cintos, carteiras, sapatilhas, botas e scarpins. Os itens fazem parte de duas grandes coleções – inverno e verão – e novidades que vão entremeando as duas estações.

“Se cochilar um pouco, a concorrência passa. Quem lida com moda não pode se distrair em tempo algum. Quem está no jogo tem que jogar com seriedade.”

Origem

Spatifilus. A escolha do nome da marca mineira foi baseada em uma planta, o lírio-da-paz, que, em latim, se chama Spathiphyllum. Como a pronúncia ia ficar difícil, foi feita uma adaptação do nome para Spatifilus.

Grandes números

300 itens por ano são lançados pela Spatifilus

4 funcionários são necessários para cada loja que é aberta

24 meses a 36 meses é o prazo de retorno do investimento em franquia

R$ 120 é o tíquete médio do consumidor nas lojas da marca mineira

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