Boa impressão

Aproveite o verão para se jogar nas estampas da vez, descubra aqui quais são elas

iG Minas Gerais | Deborah Couto |

A atriz Sienna Miller foi ao globo de ouro com vestido floral rebordado, tendência que faz bonito nos red carpets
Jason Merritt/Getty Images/AFP
A atriz Sienna Miller foi ao globo de ouro com vestido floral rebordado, tendência que faz bonito nos red carpets

Quando a temperatura começa a subir (e ela já está batendo no teto), todo mundo começa a guardar no armário as peças de tons mais escuros e querer usar coisas mais leves, claras, alegres. É natural ser e agir mais solar durante o verão. O guarda-roupa, então, pode dar uma forcinha pra esse estado de espírito. É nele que a maioria das grifes entra quando lança suas coleções, cheias de estampas coloridíssimas, de fundos mais claros e, muitas vezes, temáticas, remetendo à estação.

“Nesta temporada o foco das nossas estampas mais coloridas é o floral, sobretudo o floral agigantado, aquele com flores enormes”, nos conta a diretora de estilo da marca carioca Maria Filó, Roberta Ribeiro. A grife, conhecida pela estamparia diversificada, tem print para todos os gostos, das listras aos barquinhos. Com o tema “Mercado Central”, a coleção de verão 2015 tem focos bem temáticos. “Estão presentes a peixaria, os temperos _ principalmente por meio das cores e da gravataria – as flores e as frutas. O que mais agrada à cliente, no entanto, é a mistura de padronagens. Quando há o poá com floral, por exemplo”, diz Roberta. Já Virgínia Domingos, desenvolvedora de estampas da dupla Virgínia Domingos & Rodrigo Baba para 1. Ponto Incomum, empresa que atende clientes como Ronaldo Fraga e Victor Dzenk, aposta nos efeitos étnicos. “As padronagens étnicas e em estilo gráfico estão em alta neste momento”, diz. “Vemos uma decadência vertiginosa de animal prints e uma aposta nos grafismos”, completa. Virgínia não apostou nas frutas, apontadas como vedetes, neste verão. “Fizemos esse tipo de estampa duas coleções atrás, quando era novidade e a Dolce & Gabbana e a Isolda lançaram. Não costumamos investir em efeitos literais assim, mas em padronagens mais sutis”, afirma.

Jogando pro futuro

As padronagens sutis são, aliás, a chave do sucesso para um look que vai durar várias estações. Se o objetivo for esse, Roberta Ribeiro recomenda que se aposte em tons mais neutros. “Mesmo que a estampa seja de um floral enorme, se ela tiver menos cores, fica mais fácil de combinar”, explica. Outra dica é apostar em peças de estampas gráficas. “Elas combinam com outras de padrões mais orgânicos, fazendo um contraponto e montando um look moderninho, e nunca saem de moda”, recomenda.

Na estamparia de Virgínia Domingos a palavra-chave é “exclusividade”. “A estamparia digital permite que façamos maior diversidade de estampas em uma tiragem menor e com qualidade superior”, diz, lembrando que, além disso, a empresa investe nas aplicações posteriores, em texturas, bordados, tratamentos especiais. “Isso enriquece o produto dando aspecto artesanal a ele”, completa.

Se você já está de olho na próxima estação, pode pensar em descer um tom. Segundo Roberta, o cashmere estará em alta, mas também as flores menores e os fundos escuros. “Marrom, ocre e off-white. Tudo mais sóbrio e menos extravagante”, garante. Já Virgínia traz texturas irreverentes para sua empresa. “Emulamos pelagens de animais e alguns bordados ricos, tudo em estampa, para que o retrabalho seja menor depois”, conta. O resultado chega às lojas dentro de alguns meses. É esperar pra ver.

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