Mergulho fitness

Que tal aproveitar o calorão para praticar exercícios na água e ainda queimar calorias?

iG Minas Gerais |

undefined

O verão está aí com tudo, você precisa manter o corpo em forma, mas não aguenta mais suar mais do que o normal na academia, correto? Então seus problemas acabaram. Aproveite essa onda de calor para trocar a academia pela piscina. Já pensou? Além de queimar as calorias e modelar o corpo, a sensação de frescor é muito mais agradável, convenhamos.

Mas não pense que atividades na piscina se resumem somente à hidroginástica e à natação. Novas modalidades intensificam a categoria, como o acqua trainning, acqua zumba e deep water, só para citar alguns dos exercícios aeróbicos possíveis de ser feitos na água. Além do leque de opções, os benefícios das aulas são ainda mais vantajosos.

“Embaixo d'água, a redução do peso corporal é de 50% a 70%, e assim tem mais absorção do impacto das articulações. Além disso, a água tem resistência contra o movimento, então o exercício fica mais intenso do que em uma aula terrestre”, explica Cláudia Bela, professora de acqua trainning na Bodytech Belvedere, modalidade que combina acquarun (corrida na água), acquaspin (ciclismo aquático), acquajump (minitrampolim aquático) e o hidroforce (força e resistência dos membros superiores). O circuito aquático que trabalha o aeróbico e os músculos pode durar de 45 a 60 minutos e queima em torno de 400 a 450 calorias por aula, dependendo da condição física do aluno.

Resultados

A psicóloga Alessandra Couto e aluna de acqua trainning relata que já perdeu três quilos e meio de gordura e ganhou músculos desde quando aderiu ao exercício, há três meses. “É uma aula dinâmica e alegre, na qual eu consigo trabalhar todos os músculos de forma intensa sem ser aquela coisa estática da academia”, relata.

Dançando na água

Se o seu forte não é se entregar de uma vez à malhação intensa, que tal dançar na água? A novidade agora é a acqua zumba, ótimo para quem quer tonificar os músculos. De acordo com Cláudia Xavier, professora da modalidade e personal trainer na Cia Athletica, em Belo Horizonte, a modalidade consiste em uma aula toda coreografada em ritmos latinos. Até 600 calorias podem ser eliminadas em uma hora de aula, dependendo da intensidade.

“A acqua zumba trabalha o corpo de maneira completa e o abdome o tempo todo. Os ritmos latinos tornam a aula mais agradável e animada. Assim, a perda de caloria acontece normalmente” ,explica a professora.

Listamos o bê-a-bá das aulas mais eficientes pra você aproveitar enquanto estamos no calor. Confira! É um circuito dentro da água que mistura corrida, trampolim, bicicleta e exercícios nos músculos. Queima em torno de 450 calorias em uma hora de aula. É uma aula divertida em ritmos latinos, toda coreografada. Trabalha todas as partes do corpo e queima até 600 calorias em uma hora de aula. Corrida dentro da piscina, sem colocar os pés no chão. Para isso, tem auxílio de coletes flutuadores; ele alivia as articulações, dá resistência muscular e manda 600 calorias embora a cada aula.

Acqua trainning: É um circuito dentro da água que mistura corrida, trampolim, bicicleta e exercícios nos músculos. Queima em torno de 450 calorias em uma hora de aula.    Acqua zumba: É uma aula divertida em ritmos latinos, toda coreografada. Trabalha todas as partes do corpo e queima até 600 calorias em uma hora de aula.   Deep water: Corrida dentro da piscina, sem colocar os pés no chão. Para isso, tem auxílio de coletes flutuadores; ele alivia as articulações, dá resistência muscular e manda 600 calorias embora a cada aula.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave