Governo anunciará corte no orçamento

iG Minas Gerais |

Brasília. Além do conjunto de medidas impopulares adotadas pelo governo na semana passada, a gestão Dilma Rousseff ainda vai anunciar um profundo corte de despesas federais no Orçamento. O ajuste, segundo fontes, será duro e nem os investimentos serão preservados. O contingenciamento do Orçamento está sendo preparado pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e acompanhado de perto pelo ministro da Fazenda, Joaquim

Na preparação dos cortes, informam técnicos, Barbosa pediu a todos os colegas de Esplanada uma lista dos programas e projetos de cada ministério. Nos bastidores, os ministros já foram avisados de que o ajuste será duro. O recado deverá ser reforçado na reunião ministerial agendada para a próxima terça-feira.

Questionado, o Planejamento negou que Nelson Barbosa tenha pedido listas de prioridades. Disse, também, que em momento algum se falou em cortes nos investimentos.

O governo trabalha para anunciar o corte das despesas orçamentárias no primeiro dia após a aprovação pelo Congresso Nacional. O volume se aproxima, hoje, de R$ 65 bilhões. Há no governo uma avaliação de que, em 2015, o corte nos investimentos terá menos reflexos negativos do que pode parecer.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave