Homenagem à “atriz sol” Dira Paes dá o pontapé em Tiradentes

A 18ª edição do evento teve início na noite desta sexta-feira (23) na cidade localizada na região Central de Minas Gerais

iG Minas Gerais | Daniel Oliveira |

A atriz Dira Paes foi homenageada na abertura da mostra
Leo Lara/Universo Produção
A atriz Dira Paes foi homenageada na abertura da mostra

A 18ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes teve início na noite desta sexta-feira (23) com uma eloquente homenagem à atriz Dira Paes. Após um vídeo em que diretores como Tizuka Yamazaki, Rosemberg Cariry e Lina Chamie (que comparou a paraense a “um sol”) louvaram a entrega, a versatilidade e o talento da atriz, uma emocionada Paes subiu ao palco para receber o troféu barroco, acompanhada da família e amigos.

“Estou muito feliz de poder dividir essa intimidade com vocês. Porque cada personagem ao longo dos anos revela um pouco de mim”, afirmou Dira em seu agradecimento. E segundo ela, essa revelação só acontece por meio da paixão. “E o cinema é uma paixão que me deu um norte. Me deu a coisa mais linda que já fiz na vida, meu filho Inácio que está aqui no palco comigo e é fruto de um encontro cinematográfico”, confessou.

A atriz afirmou ainda que a homenagem em Tiradentes marca um novo momento “de desejar mais 30 anos de carreira. Obrigada aos meus parceiros. Cada novo trabalho é um abismo em que eu me jogo e, sem vocês, isso seria impossível. Nunca vou esquecer essa noite”, encerrou a paraense.

O troféu barroco foi entregue pelo novo secretário de cultura do Estado, Ângelo Osvaldo. Em seu discurso antes da homenagem, ele afirmou que o governador Fernando Pimentel havia planejado comparecer a Tiradentes para a abertura da mostra, mas foi atropelado pelos vários compromissos relativos à crise de abastecimento de água na Região Metropolitana. E assumiu um pacto com o cinema mineiro. “Que essa mostra inicie um novo momento de maior qualidade no audiovisual do Estado”, proclamou.

A cerimônia de abertura foi encerrada com a pré-estreia mundial de “Órfãos do Eldorado”, em que Dira Paes protagoniza a adaptação do livro homônimo de Milton Hatoum ao lado do mineiro Daniel de Oliveira.

O repórter viajou a convite da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Leia tudo sobre: mostra de cinema18ªtiradentescinemacidade históricafestivalfilmesdira paessol