País tem 19 cidades entre as 50 mais violentas do mundo

Mais três municípios brasileiros entram em relatório

iG Minas Gerais | Da redação |

Homicídios. Cena de crime em BH
DENILTON DIAS /O Tempo
Homicídios. Cena de crime em BH

A violência nas grandes cidades brasileiras ficou mais grave entre os anos de 2013 e 2014. É o que constata um levantamento feito pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal. A instituição analisou as taxas de homicídios de cidades com mais de 300 mil habitantes em todo o mundo e compilou as informações em um ranking com os 50 municípios mais violentos.

A cidade mais violenta do Brasil, segundo os critérios da ONG, é João Pessoa, na Paraíba. Ela é considerada a quarta mais violenta do mundo. Nem São Paulo ou Rio de Janeiro, considerados locais violentos, estão na lista. Com a entrada de Curitiba, Porto Alegre e Teresina, o Brasil aparece com 19 cidades no ranking de 2014, três a mais do que no ano anterior. Além disso, das 13 cidades brasileiras que figuravam na lista em 2013, nove delas pioraram de posição, indicando que o número de homicídios em relação ao número de habitantes cresceu. O pior desempenho foi o de Cuiabá, capital do Mato Grosso, que subiu 13 posições, se tornando a 16ª cidade mais violenta do mundo. Já Belo Horizonte subiu de 44º para 42º lugar.

Guetos da violência A região que mais agrega cidades violentas é o Nordeste. Todas as capitais da área estão no ranking, que ainda inclui Campina Grande, na Paraíba, a única cidade brasileira do interior incluída na lista. Todas as demais regiões têm duas capitais no ranking, com a exceção da região Norte, que tem três cidades na lista.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave