Charme com simplicidade e sutilezas

Traçado das ruas tem influência da maçonaria

iG Minas Gerais | Paulo Campos |

Do mar. Vista do mais famoso cartão-postal de Paraty: a igreja de Santa Rita, o conjunto colonial e as serras
Ernesto Lopez - ParatyOnLine.co/Divulgação
Do mar. Vista do mais famoso cartão-postal de Paraty: a igreja de Santa Rita, o conjunto colonial e as serras

Quase cem anos de isolamento foram responsáveis pela preservação da beleza dos casarios coloniais de Paraty, em um traçado urbano que guarda sutilezas históricas. São propositais, por exemplo, as forma labirínticas das ruas tortas, algumas delas em curioso formato de triângulo.

Símbolos enigmáticos da maçonaria também estão nas paredes e pórticos das casas – sinal que servia para identificar a residência de maçons. Belo ainda é flanar à noite para sentir a atmosfera proporcionada pelos lampiões acesos. Os apreciadores de artesanato têm inúmeros ateliês para visitar.

Além de passear pelo centro histórico, com paradas nas igrejas Matriz e de Santa Rita, e apreciar a arquitetura, outro programa imperdível é assistir a uma apresentação do teatro de bonecos no Teatro Espaço ou aproveitar para degustar a saborosa culinária paratiense em charmosos bistrôs e restaurantes.

Do Atlântico

O forte da comida paratiense são os pratos à base de frutos do mar, com suas moquecas, caldeiradas e pirões. Mas há, ainda, surpresas como restaurantes persa e tailandês com seus pratos exóticos. Prepare o bolso, porque os preços, dependendo da época do ano, são salgados. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave