Novas tecnologias e uso de drones são aposta de secretaria

iG Minas Gerais |

Além do aumento no efetivo da Polícia Militar (PM), a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) estuda realizar investimentos em tecnologia para combate à criminalidade. Um dos instrumentos analisados é uso de drones (Veículo Aéreo Não Tripulado - Vant), que podem ajudar a identificar a movimentação de criminosos.

“Vamos usar muito a tecnologia, como os drones, para ajudar no trabalho policial. Isso é fundamental nos dias de hoje, e são um instrumento a mais. Esse edital, com a listagem dos equipamentos, será feito e deve ser lançado até o meio de ano. Vamos fazer esse esforço o mais rápido possível”, garantiu o secretário da Seds, Bernardo Santana.

Detalhes, como a quantidade de drones, valor investido e outros equipamentos que poderão ser utilizados, não foram informados.

Pioneirismo. Em Lavras, no Sul de Minas, o único drone disponível para a PM no Estado ajudou a localizar 23 pés de maconha em uma residência e a prender dois irmãos que atuavam vendendo entorpecentes em festas universitárias na região. O caso ocorreu na última terça-feira.

Segundo o coronel Antônio Claret dos Santos, comandante do batalhão da cidade, o equipamento foi fundamental para o êxito das investigações.

“Já estávamos monitorando os suspeito havia três meses, e, quando o drone sobrevoou o local, flagrou a plantação. Era o que precisávamos para entrar na casa e prender os traficantes”, contou o militar, no dia da operação.

O aparelho foi comprado pelo custo de R$ 8.500, com apoio da Prefeitura de Lavras. (JC)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave