Governo do Rio fará campanhas para evitar desperdício de água

Mesmo com movimento, Estado atravessa bem período de seca, em razão de manobras que têm distribuído recursos hídricos entre reservatórios

iG Minas Gerais | Agência Brasil |

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, informou nesta sexta-feira (23) que o governo investirá em campanhas para pedir que a população economize água nos próximos meses, por conta da queda nos níveis dos reservatórios que abastecem o Estado.

"Vamos fazer uma grande campanha para não desperdiçar a água, uma campanha institucional muito forte para atravessar este ano".

Esta semana, o Rio de Janeiro começou a usar água do volume morto do reservatório de Paraibuna. Apesar disso, o governador afirmou que o estado atravessa bem o período de seca, em razão de manobras que têm distribuído água entre os reservatórios.

De acordo com a Secretaria Estadual do Ambiente, 400 milhões de metros cúbicos de água já foram economizados, impedindo que o volume morto fosse atingido em outubro.

Pezão afirmou que tem conversado com especialistas e ouvido que o volume de chuvas aumentará até maio. O governador manifestou-se contra a cobrança de tarifa diferenciada. Disse que o modelo tarifário da Companhia de Estadual de Àgua e Esgoto cobra mais de quem gasta mais.

Segundo Pezão, empresas que podem ter o fornecimento de água prejudicado quando o governo priorizar o abastecimento domiciliar são alertadas há um ano e meio para mudar formas de captar água.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave