Saiba como ter uma noite de sono saudável e confortável no verão

Embora as altas temperaturas prejudiquem o sono nessa estação do ano, medidas simples ajudam a contornar o desconforto

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Mesmo com as altas temperaturas é possível ter uma noite de qualidade
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Mesmo com as altas temperaturas é possível ter uma noite de qualidade

Durante o verão é comum ter dificuldade para dormir e sofrer com interrupções no sono, devido ao incômodo das altas temperaturas e a transpiração em excesso. Em virtude disso, grande parte das pessoas passa o dia inteiro sonolenta e cansada por não ter dormido bem na noite anterior. Para evitar esse problema, confira algumas dicas que ajudam o organismo a relaxar e a melhorar o bem-estar cotidiano:

Ventilador Instale um ventilador no quarto que não seja barulhento e ajude a circular ar por todo o ambiente. Além disso, evite deixá-lo muito próximo à cama, pois o excesso de frio poderá despertá-lo de madrugada.

Colchão adequado Uma boa noite de sono é determinada principalmente pelo colchão em que se deita, especialmente durante o verão. Então, escolha um modelo adequado a seu tamanho e peso para dormir bem e não ter dores nas costas. Prefira produtos de marcas consagradas no mercado, como o colchão Ortobom, por exemplo, que possui diversas opções de densidade e, inclusive, modelos de bambu que possuem excelente adaptabilidade ao calor já que não esquentam com o corpo.

Lençol de algodão Como nas noites quentes o corpo costuma transpirar bastante, o ideal é optar por um lençol de fibra natural, como o algodão, o linho e a seda, que absorvem o suor e secam rapidamente para descansar de maneira confortável.

Evitar atividades estimulantes Ter contato com a luz, inclusive a de celular e tablet, ingerir álcool e fazer outras atividades estimulantes ao cérebro antes de dormir podem fazer com que você demore a pegar no sono. Por isso, quando for se deitar, crie uma atmosfera ideal para o sono: tome um banho morno, pois o gelado ajuda a despertar, beba um suco de maracujá ou leite e apague todas as luzes.

Criar uma rotina Mesmo que você esteja viajando, é importante que na maior parte da semana acorde e durma mais ou menos na mesma hora para acostumar o corpo. Assim, as chances de ter insônia e outros problemas do sono irão diminuir. 

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