Prefeitura diz atuar de forma preventiva

iG Minas Gerais |

Em nota, a Prefeitura de Contagem ressaltou que a segurança pública é de responsabilidade constitucional do governo estadual. Porém, a prefeitura atua de forma preventiva e desenvolve diversos programas, visando a promoção da segurança em Contagem.

Em parceria com o governo estadual, foi realizada a instalação de mais 92 câmeras de videomonitoramento por toda a cidade, priorizando os centros comerciais e locais com mais fluxo de pessoas, definidos seguindo critérios estatísticos da Polícia Militar. O objetivo é reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança no município.

Além disso, a cidade conta com dois novos micro-ônibus do programa Crack, É Possível Vencer, equipados com câmeras e computadores para atuar nas ações de observação e investigação do uso de drogas. Também foi implantado o Plano Municipal de Segurança – Contagem Território de Paz, que elencou 17 compromissos para promover a segurança na cidade.

A cidade ainda investiu no fortalecimento da Guarda Municipal, com treinamentos, capacitações e novos equipamentos. As escolas municipais da cidade também receberam a instalação de 685 câmeras de videomonitoramento e alarmes.

A equipe de reportagem solicitou à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) dados atualizados dos índices de violência na cidade, mas até o fechamento desta edição, não recebeu resposta.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave