Várzea das Flores pode ser fechada durante o Carnaval

Uma avaliação foi realizada e relatório irá definir a liberação - ou não - da lagoa

iG Minas Gerais |

Interdição. 
Várzea das Flores pode ser interditada durante o Carnaval devido aos riscos apresentados
FERNANDA CARVALHO / O TEMPO
Interdição. Várzea das Flores pode ser interditada durante o Carnaval devido aos riscos apresentados

A lagoa Várzea das Flores, na divisa entre Contagem e Betim poderá ser interditada no Carnaval. Representantes da Defesa Civil das duas cidades, da Marinha, da Guarda Ambiental de Contagem, da Copasa e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Contagem estiveram no local, no último dia 21, para uma avaliação. Um relatório conjunto será elaborado até terça-feira (27) e enviado às duas prefeituras sugerindo a liberação – ou não – da lagoa para banhistas durante o feriado.

Entre as possibilidades está a interdição total ou parcial da lagoa. “É preocupante o baixo nível de água da lagoa. Não vemos um ponto seguro para lançar embarcação. Os píeres na orla estão secos. Para os banhistas também está perigoso porque são muitos os troncos de árvores e obstáculos no espelho-d’água”, afirma o capitão Cláudio Luiz da Conceição, chefe da equipe de inspeção naval da Marinha.

Não havia informações sobre a profundidade da lagoa. Uma das embarcações da Defesa Civil que avaliava a profundidade chegou a ficar presa em um banco de areia no meio da lagoa. No mesmo ponto era possível ver as cercas inundadas na época da construção da represa. “Entre os perigos da lagoa hoje estão as cercas com arame e os bancos de areia que não são visíveis”, ressalta o superintendente da Defesa Civil de Betim, José Coelho Ribeiro.

Outra preocupação é com a presença de embarcações e banhistas nas mesmas áreas. “Deveria existir um plano de gerenciamento costeiro para disciplinar o balneário. Falta delimitação das áreas de embarcações e banhistas e placas de advertência. As embarcações, inclusive motos aquáticas, invadem a área dos banhistas, e vice-versa”, alerta o capitão.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave