Congo surpreende Gabão e encaminha vaga nas quartas da CAN

Gol da vitória congolesa foi marcado pelo capitão Prince Oniangué, meia do Reims, da França

iG Minas Gerais | AFP |

A seleção do Congo, que não vencia um jogo de Copa Africana de Nações (CAN) desde 1973, deu um passo importante rumo às quartas de final ao derrotar por 1 a 0 o Gabão, nesta quarta-feira em Bata, pela segunda rodada do grupo A.

Na outra partida da chave, a anfitriã Guiné Equatorial ficou no 0 a 0 com o atual vice-campeão Burkina Faso, que amarga a lanterna e corre sério risco de ficar fora das quartas de final.

Com os resultados da rodada, o surpreendente Congo lidera com quatro pontos, o Gabão segue logo atrás com três, a Guiné Equatorial é terceira com dois e o Burkina tem apenas um.

O gol da vitória congolesa foi marcado pelo capitão Prince Oniangué, meia do Reims, da França, que empurrou a bola para as redes de canela, em jogada confusa numa cobrança de escanteio.

"Jogamos com as nossas armas, os nossos jogadores estão disputando a CAN pela primeira vez. São ótimos, mas têm uma enorme margem de progressão. O nosso esquema tático funcionou bem, conseguimos cortar as linhas de passe e demos sorte nas oportunidades que eles criaram", comemorou Claude Leroy, que está comandando uma equipe na competição pela oitava vez, um recorde.

Mais cedo, o Burkina Faso criou várias chances de gol contra a Guiné Equatorial, mas faltou pontaria para concretizar a evidente superioridade técnica.

Na última rodada, marcada para domingo, o Congo precisa apenas de um empate com o Burkina para chegar às quartas, e pode até avançar com uma derrota, caso não haja vencedor no duelo entre Gabão e Guiné Equatorial.

Leia tudo sobre: congogabãovagacopa das naçõesáfrica