Smartscooter Gogoro

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Gogoro Smartscooter faz até a 95 km/h
Gogoro/divulgação
Gogoro Smartscooter faz até a 95 km/h

A empresa Gogoro, de Taiwan, apresentou um protótipo de scooter elétrico, mas com novo procedimento de recarga da eletricidade. A operação será feita por troca de baterias, o que leva, segundo a montadora, apenas seis segundos. A Gogoro Smartscooter nem tem tomada de recarga, pois a proposta ecossocial é que se instalem pela cidade postos estratégicos de troca imediata de baterias, previamente recarregadas. Assim, o veículo não perde tempo na tomada. O modelo tem visual moderno e utiliza tecnologia de ponta. Para atrair os jovens, conta com a conexão 24 horas do scooter e o aparelho telefônico inteligente portátil (smartphone). O scooter elétrico faz de 0 a 50 km/h em 4,2 s e pode percorrer até 100 km, dependendo do modo de condução escolhido: maior velocidade ou mais econômico. Motor suficiente O motor elétrico, de refrigeração líquida, pode render até 8,5 cavalos de potência e 2,54 kgfm de torque (potência parecida com a da Biz 100), sem emitir gases poluentes. Abastecido por duas baterias de lítio intercambiáveis, garante velocidade máxima de 95 km/h. O usuário também tem opção entre personalizações de cores para o painel e modos de potência, tornando o modelo mais econômico ou mais veloz de acordo com local e necessidade de locomoção. O Gogoro tem mais de 30 sensores para informar a localização, gastos, falhas internas e inúmeros aplicativos – e, acredito, deve oferecer um curso para ensinar a utilizá-los. A ideia de troca de bateria resolve um dos principais inconvenientes, atualmente, dos veículos elétricos puros: a longa parada para recarga de baterias. A pretensão é que o modelo seja disponibilizado até o fim deste ano nos Estados Unidos. Ainda não há definição de preços.

MOTONOTÍCIAS * Ducati nacionaliza produção dos modelos Hypermotard e Hyperstrada (821 cc e 110 cavalos de potência), que chegam em janeiro às principais concessionárias da marca no Brasil. A Ducati contabiliza seis modelos montados em Manaus (AM), incluídos Monster 796, Diavel, Multistrada 1200 e 1199 Panigale. * As dez motos mais vendidas em 2014: 1ª Honda CG 150 – 347.375; 2ª Honda Biz – 224.407; 3ª Honda Bros 150 – 166.102; 4ª Honda CG 125 – 162.068; 5ª Honda Pop 100 – 104.706; 6ª Yamaha YBR 125 – 48.149; 7ª Yamaha Fazer 150 – 43.723; 8ª Honda XRE 300 – 37.156; 9ª Honda CB 300R – 34.189; e 10ª Yamaha Fazer 250 – 21.171. Fonte: Federação dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave). * O número de motos roubadas e furtadas no Brasil cresceu e vem crescendo. De acordo com uma empresa de rastreamento nacional, o índice foi 62,07% em 2014. Com leis mal-aplicadas e o mínimo policiamento, resta aos consumidores para se proteger o recurso do seguro, nem sempre praticável. Assim, a opção são as associações de proteção, desde que devidamente averiguadas quanto a sua idoneidade. Uma dessas, a Unimotos.car, oferece moto reserva. (31) 3333-2720. * Será neste domingo o Track Day no Mega Space em Santa Luzia. Diversão garantida com os pilotos experientes, e inexperientes, oferecendo espetáculos de pilotagens de motos superesportivas sem custo. Entrada franca para a arquibancada das 8h até as 17h. Realização: Super Riders com apoio: SBK Suzuki - BH. Informações na agenda. * A gigante Polaris compra mais uma marca de motos, desta vez a elétrica Brammo. A Polaris, que é proprietária das marcas Victory, Indian, BRP e Can-am, fecha o ciclo com uma marca de moto elétrica, provando que o futuro é com esse modo de propulsão sem poluição. * O Rally Dakar 2015 terminou domingo em Buenos Aires depois de 13 etapas por 12 cidades de Argentina, Chile e Bolívia, em percurso de 9.295 quilômetros. O português Paulo Gonçalves lavou a honra da Honda, finalizando na segunda colocação, atrás do espanhol Marc Coma, que venceu pela quinta vez. O português só não venceu porque a sua moto trocou de motor e a KTM de Coma, não. No final, nada menos que sete KTMs nos oito primeiros lugares, no 14º título consecutivo da marca austríaca no Dakar.

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