Pico de consumo no país ocorre às 15h

O ONS informou na segunda-feira que teve de cortar cerca de 5% da carga das usinas do país para normalizar a frequência do sistema interligado nacional e evitar um efeito dominó ainda maior

iG Minas Gerais |

Brasília. Pouco tempo antes do apagão em dez Estados e no Distrito Federal, o consumo de energia na região Sudeste/Centro-Oeste do Brasil registrou recorde na tarde de segunda-feira, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O pico da chamada de carga de energia elétrica (o consumo efetivo somado às perdas nos sistemas de geração e distribuição) ocorreu às 14h32, minutos antes do blecaute que atingiu essas duas regiões e os Estados do Sul do país, que aconteceu por volta das 15h. Naquele momento, foram demandados das usinas 51.595 MW no Sudeste/Centro-Oeste. O recorde anterior havia sido registrado na terça-feira da semana passada, dia 13.

O ONS informou o maior consumo de energia tem ocorrido às 15h neste verão em razão das elevadas temperaturas, que provocam o uso intensivo de ar-condicionado, mais banhos e uso de geladeiras e refrigeradores em potência máxima. O ONS informou na segunda-feira que teve de cortar cerca de 5% da carga das usinas do país para normalizar a frequência do sistema interligado nacional e evitar um efeito dominó ainda maior.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave