F-1 muda horários para evitar corridas no escuro

Cinco etapas tiveram seu início alterado em uma hora em relação ao que ocorreu em 2014

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

A FIA divulgou nesta terça-feira (20) os horários em que serão dadas as largadas das 20 etapas do Mundial de F-1 deste ano e a novidade é que cinco etapas tiveram seu início alterado em uma hora em relação ao que ocorreu em 2014.

A medida visa evitar que as corridas, em caso de mau tempo, acabem com pouca luz natural, como ocorreu no GP do Japão do ano passado, quando Jules Bianchi sofreu um grave acidente nas últimas voltas da prova --o piloto francês permanece internado em um hospital na França em estado crítico.

Após o acidente, a entidade que controla o automobilismo internacional criou um grupo de estudos encarregado de fazer propostas para evitar que novas tragédias acontecessem.

Uma das medidas sugeridas pelo grupo foi a antecipação do horário de largada de algumas corridas, especialmente as asiáticas, que tendem a começar mais tarde por conta do fuso horário para a Europa.

Justamente por isso, os GPs da Austrália, da Malásia, da China, do Japão e da Rússia deste ano começarão mais cedo.

A prova em Melbourne, que abre o campeonato deste ano no dia 15 de março, terá início às 2h (horário de Brasília).

Em Sepang, o GP começará às 4h (horário de Brasília), em Xangai, às 3h (horário de Brasília), mesmo horário da prova em Suzuka --2h (horário de Brasília)-- e em Sochi --4h (horário de Brasília), na Rússia.

O GP Brasil, penúltima etapa do campeonato deste ano, que será disputado em 15 de novembro, teve seu horário de largada mantido e começará às 14h (de Brasília).

Leia tudo sobre: formula 1fiamudança de horarios2015cinco provas