Google registra recorde de pesquisas por 'ar-condicionado' no Brasil

As altas temperaturas do começo do ano fizeram com que as buscas pelo aparelho atingissem o valor máximo de 100 na escala do Google Trends

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Procura por ar-condicionado dispara
Reprodução
Procura por ar-condicionado dispara

As altas temperaturas do começo do ano fizeram as buscas de brasileiros por "ar-condicionado" atingirem um pico sem precedentes no Google em janeiro.

Nos últimos sete dias, os paulistas foram os que mais pesquisaram pelo termo. A capital enfrentou um calor de 36,5ºC na segunda-feira (19), sexta maior temperatura da cidade na história.

No país, a busca online pelos condicionadores de ar atingiu o valor máximo de 100 na escala do Google Trends.

O compilador de dados apresenta números normalizados numa escala de 0 a 100 em vez de valores absolutos. Segundo o site, "os números do gráfico indicam quantas pesquisas foram feitas para um termo específico, em relação ao número total de pesquisas feitas no Google ao longo do tempo".

Em dezembro, o gráfico indicava 40 pontos para pesquisas pelo termo. Em janeiro de 2014, o resultado foi de 62 pontos.

Desde que o monitoramento começou a ser feito, em 2004, as buscas por "ar-condicionado" cresceram em quase todos os anos na comparação entre os meses de verão (quando este tipo de pesquisa é mais frequente), mas nunca de maneira tão abrupta quanto agora.

Apagão - Os brasileiros também parecem estar cada vez mais preocupados com a falta de energia, mas pouco pesquisam sobre como economizá-la.

Segundo o Trends, a busca por "falta de energia" também atingiu pico recorde neste mês. Pesquisas por "economia de energia", por outro lado, vêm em baixa.

Na comparação entre os dois termos, a busca por "falta de energia" foi feita mais do que o triplo de vezes do que "economia de energia" em janeiro.

Nesta segunda-feira (19), por volta das 15h, uma combinação de consumo alto por causa do calor e falha no sistema de transmissão de energia provocou um apagão em dez Estados e no Distrito Federal.

Leia tudo sobre: Googlepesquisaar-condicionadobusca