Estiagem leva Ouro Preto a criar escala de abastecimento de água

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

O calor forte e a estiagem que vem atingindo Minas Gerais neste início de 2015 levaram à baixa dos níveis de água nos mananciais de Ouro Preto, na região Central do Estado, e levaram o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) a criar uma escala de abastecimento dos bairros. O objetivo é manter o abastecimento de forma regular e igualitário em todos as residências. 

A baixa dos níveis de água nos mananciais de Ouro Preto ocasionada pela intensa estiagem e o aumento das temperaturas faz com que seja necessário criar formas de enfrentar esse quadro. No intuito de manter o abastecimento regular e igualitário em todos os bairros, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) criou uma escala para que a população saiba quais os dias e horários em que o serviço de distribuição de água ocorrerá.

Conforme nota divulgada pela Prefeitura de Ouro Preto, os bairros Bauxita, Saramenha e arredores serão abastecidos diariamente entre 18h e 12h. Já o bairro Alto da Cruz será abastecido todos os dias de 7h às 12h. Alguns dos bairros terão que passar por um revezamento no abastecimento, sendo uns em dias pares e outros nos ímpares. 

Os bairros Santa Cruz, Taquaral, Piedade e proximidades serão abastecidos gradativamente nos dias ímpares. Já as comunidades de Santa Efigência, Padre Faria, Antônio Dias e vizinhos, nos pares. 

No Morro Santana, Morro da Queimada, Morro São Sebastião e Morro São João os moradores terão água de 18h até 7h do dia seguinte. Todos os demais bairros, por terem uma estrutura geográfica menos montanhosa, o abastecimento acontecerá normalmente. Ainda de acordo com a Prefeitura, em alguns casos isolados o abastecimento precisará de ser feito por meio de caminhões pipa. 

O SEMAE ainda orienta aos usuários para que realizem as tarefas que necessitam de consumo maior de água nos dias e horários em que é feito o abastecimento, a fim de evitar a falta d’água. Os moradores que quiseres mais esclarecimentos devem entrar em contato com o serviço pelo telefone (31) 3551-6366.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave