Demanda de empresas por crédito subiu 5% no ano passado

Entre os setores, o de serviços apresentou a maior alta, de 7% sobre 2013; na indústria, a busca por crédito evoluiu 3%

iG Minas Gerais | Agência Brasil |

Lei.  Lojista vai  cobrar  preços distintos no cartão e em dinheiro
DANIEL IGLESIAS/O TEMPO
Lei. Lojista vai cobrar preços distintos no cartão e em dinheiro

A demanda das empresas por crédito cresceu 5% em 2014 na comparação com 2013, de acordo com a empresa de consultoria Serasa Experian. Esse foi o melhor resultado dos últimos quatro anos.

As micro e pequenas empresas tiveram o melhor desempenho, com alta de 5,6% em relação a 2013. Nas grandes empresas, a busca por crédito cresceu 5,4%. Nas médias empresas, o desempenho foi negativo, um recuo de 4,2%, em relação ao verificado em 2013.

Entre os setores, o de serviços apresentou a maior alta, de 7% sobre 2013. Na indústria, a busca por crédito evoluiu 3%. No setor comercial, a alta da demanda por crédito foi 3,7%.

Por regiões, o Norte e o Centro-Oeste registraram os maiores avanços, com altas de 10,7% e 9,9%, respectivamente. No Nordeste, a alta foi 6,4%. As regiões Sul e Sudeste tiveram altas um pouco menores, de 3,3% e 3,1%, respectivamente.

Segundo os economistas da Serasa, a crescente formalização dos negócios, que se intensificou entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014, impulsionou a demanda por crédito das empresas. Para eles, esse contexto compensou efeitos conjunturais negativos