Reinventando o cinema em uma brincadeira que dá trabalho

Café com Letras expõe trabalho de dupla que recria cenas clássicas de filmes com bonecos playmobil

iG Minas Gerais | Daniel Oliveira |


Materiais diversos recriam filmes como “Edward Mãos de Tesoura”
Shirley Fraguas
Materiais diversos recriam filmes como “Edward Mãos de Tesoura”

Donos de uma produtora que registra casamentos e eventos, Shirley Fraguas e Henrique Perini queriam divulgar a empresa usando uma fotografia que fizeram de dois noivos. O casal retratado, porém, não ficou muito à vontade com a ideia. Para contornar a situação, Shirley e Perini, fãs dos anos 1980, decidiram recriar a foto levando bonecos playmobil à Lagoa da Pampulha.

“A gente adorou a sensação de ficar ali procurando o melhor ângulo para fotografar os noivinhos. E como somos dois cinéfilos, já voltamos da Lagoa super empolgados sobre como fazer a mesma coisa com cenas de filmes”, conta Shirley. O resultado, ao que parece, deu certo, pois vem sendo exposto em Belo Horizonte e Ouro Preto desde o ano passado e chega nesta terça ao Café com Letras.

Cerca de 19 imagens produzidas pela dupla, inspiradas em cenas de longas como “Kill Bill”, “O Exorcista” e “Edward Mãos de Tesoura” ficam disponíveis à visitação até 16 de fevereiro na exposição “playmoScenes”. E na abertura, nesta terça às 19h, Fraguas e Perini apresentam um vídeo com o making of de algumas das fotos.

“É um trabalho que exige muito tempo e pesquisa. Somos nós que fazemos os cenários e tentamos não usar Photoshop porque os filmes não têm Photoshop, né?”. explica Shirley. Ela conta que a dupla tenta usar o que tem à mão para a produção das fotos – de papelão à massinha, palito de picolé e vareta de incenso – e raramente compra coisas. Ela e Perini pretendem levar alguns desses objetos na abertura desta terça, como a máscara de Hannibal Lecter em “O Silêncio dos Inocentes”, que é do tamanho de uma unha.

“Tem uns que a gente acerta de primeira, como o ‘Ninfomaníaca’. Mas na maioria das vezes, é acerto e erro”, revela a fotógrafa e cineasta. Segundo ela, o desafio é que eles não têm tantos bonecos assim, e o playmobil, por natureza, é um boneco de movimentos limitados.

Os filmes são selecionados de uma lista feita pela dupla com cerca de 100 produções. Atualmente, eles contam com 25 imagens prontas e se preparam para produzir “Harry Potter”, “Flashdance” e “...E o Vento Levou”. Nos planos, já está prevista uma exposição no salão principal do Museu Casa dos Contos em Ouro Preto. “Mas nosso projeto principal é um livro com todas as fotos e a descrição do processo de cada uma”, adianta Shirley.

Agenda

O quê. Mostra “playmoScenes”

Quando. Desta terça a 16 de fevereiro (de segunda a quinta, das 12h à 0h; sextas e sábados, das 12h à 1h; domingos, das 17h às 23h)

Onde. Café com Letras Savassi (rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi)

Quanto. Entrada gratuita

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave