Seleção brasileira garantida em torneio que vale vaga na elite

Presença aconteceu depois de três vitórias em seis jogos em campeonato disputado na cidade de Viña del Mar, no Chile

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Seleção brasileira teve dois confrontos contra os donos da casa, com uma vitória para cada lado
DIVULGAÇÃO - CBRU
Seleção brasileira teve dois confrontos contra os donos da casa, com uma vitória para cada lado

A seleção brasileira masculina de rugby sevens deu mais um importante passo na sua permanente evolução. Depois de garantir vaga no Pan-Americano deste ano, em Toronto, no Canadá, o time confirmou presença no torneio qualificatório, equivalente a segunda divisão do Mundial, que será disputado em Hong Kong. A vaga foi confirmada em torneio em Viña del Mar, no Chile, onde o saldo foi de seis jogos e três vitórias.

“Foi um ótimo torneio, voltamos a ter um bom desempenho na América do Sul. Toda competição para nós é muito importante, sobretudo aquela em que o nível técnico é mais alto. Estamos aprimorando física e tecnicamente para o time ficar cada vez mais competitivo. Com este torneio, pudemos saber se estávamos no caminho ou não, e foi muito importante para o moral da equipe alcançar a classificação para Hong Kong”, afirma o técnico Andrés Romagnoli.

Depois de perder a partida de estreia, o Brasil precisava de duas vitórias para se classificar. E assim foi feito. A primeira delas, no entanto, veio no sufoco, com um try no último lance, diante do Chile. Depois de novo triunfo sobre o Peru, foi a vez de chegar às quartas de final, onde um resultado positivo colocou o Brasil diante dos favoritos argentinos.

A derrota levou o Brasil a disputa do terceiro lugar, contra o Chile, onde um revés acabou acontecendo. Em Hong Kong, a disputa por uma vaga na elite acontecerá entre 12 seleções, entre 27 a 29 de março. Estão garantidos Brasil e Uruguai (América do Sul), Rússia, Espanha (Europa), Hong Kong e Coréia do Sul (Ásia), Tonga e Papua Nova Guiné (Oceania), Zimbábue e Tunísia (África do Sul) e Guiana e México (América do Norte e Central).