Criatividade infante

O resultado foi as 76 telas, algumas com colagens, em cartaz no centro cultural

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Coletivo. Mostra traz 76 pinturas, algumas com colagens, de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade
Andrea Cristina
Coletivo. Mostra traz 76 pinturas, algumas com colagens, de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade

O Centro Cultural Pampulha sedia até o dia 30 uma curiosa exposição coletiva. Intitulada “Expressão dos Valores Humanos através da Cultura Popular Brasileira”, a mostra traz obras de artes produzidas por crianças de seis meses até 5 anos de idade durante o ano de 2014.

A produção dessa obras faz parte do projeto iniciado pela Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Urca/Confisco. “Nosso objetivo é apresentar valores humanos desde cedo para crianças por meio da arte. Além disso, queremos despertar o interesse para arte e propiciar novos conhecimentos”, comenta a vice-diretora da unidade, Andréa Cristina Almeida.

Para fazer isso, utilizaram um processo simples: cada professor escolhia um artista e apresentavam semanalmente suas obras à classe, estimulando, dessa forma, a criação. Um caminho que exigiu cuidados diferentes de acordo com a idade de cada um dos pequenos.

“Para as crianças mais novas, até uns 2 anos, mostramos imagens do Romero Brito. Porque elas tem cortes fortes, traços mais grossos e forma geométricas sendo, portanto, mais fáceis de as crianças dessa idade compreenderem”, conta Andrea, completando que obras de Tarsila do Amaral, Portinari, entre outros, também foram referências para os trabalhos.

O resultado foi as 76 telas, algumas com colagens, em cartaz no centro cultural. “A criança realmente tem seu interesse despertado pela arte desde cedo e começa a valorizá-la e reconhecê-la. Quando estávamos montando as obras para uma apresentação na escola, por exemplo, uma garotinha de 2 anos viu um quadro e disse: ‘oh, a Tarsila’”, conta. Em 2015, o projeto será realizado novamente, mas desta vez com outras linguagens, como dança e música.

Agenda

O quê. Exposição “Expressão dos Valores Humanos através da Cultura Popular Brasileira”

Quando. Até o dia 30 de janeiro

Onde. Centro Cultural Pampulha (rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca)

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave