Nadal não terá vida fácil no Aberto da Austrália

O espanhol poderá enfrentar seus principais adversários na disputa da liderança do rankinga da ATP, como o suíço, Roger Federer, e o sérvio Novak Djokovic

iG Minas Gerais | AFP |

Spain's Rafael Nadal celebrates after winning a point during his match against France's Gilles Simon, at the Italian open tennis tournament in Rome, Wednesday, May 14, 2014. (AP Photo/Gregorio Borgia)
Associated Press
Spain's Rafael Nadal celebrates after winning a point during his match against France's Gilles Simon, at the Italian open tennis tournament in Rome, Wednesday, May 14, 2014. (AP Photo/Gregorio Borgia)

O espanhol Rafael Nadal, tenista número 3 do mundo, terá um complicado caminho a percorrer para voltar à final do Aberto da Austrália, estreando contra o russo Mikhail Youzhny e podendo duelar com Roger Federer numa hipotética semifinal, após o sorteio das chaves nesta sexta-feira.

Nadal, que chega ao primeiro Grand Slam do ano repleto de dúvidas, após um final de 2014 repleto de lesões, também enfrentaria, se a lógica prevalecer, contra os tchecos Lukas Rosol e Tomas Berdych (N.7), na terceira e quarta rodadas, respectivamente.

Na final, o espanhol poderia encontrar o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, ou o suíço Stanislas Wawrinka (N.4), que o derrotou na decisão do Aberto australiano do ano passado.

Djokovic, quatro vezes campeão em Melbourne, estreia na competição contra um adversário saído do Qualifying e, nas quartas de final, poderá duelar com o canadense Milos Raonic (N.8).

Federer, número 2 do mundo, começa a aventura australiana contra o taiwanês Lu Yen-Hsun, enquanto o britânico Andy Murray, sexto cabeça de chave, pode pegar o sempre complicado búlgaro Grigor Dimitrov (N.10) nas oitavas. Federer e Murray se encontrariam na rodada seguinte.

O Aberto da Austrália contará também com a participação de dois brasileiros, Thomaz Bellucci e João Souza.

Bellucci deu azar no sorteio e já pega uma grande pedreira logo de cara: o espanhol David Ferrer (N.9), ex-número 4 do mundo.

Já João Souza, o Feijão, deu mais sorte que o compatriota e terá um duelo mais acessível na primeira rodada, contra o croata Ivan Dodig.

Serena contra Wozniacki nas quartas

Na chave feminina, a número 1 do mundo Serena Williams, cinco vezes campeã do Aberto da Austrália, poderia cruzar nas quartas de final com uma de suas melhores amigas no circuito, a dinamarquesa Caroline Wozniacki (N.8). As duas fizeram a final do último Aberto dos Estados Unidos, com vitória para a americana.

A segunda tenista do ranking WTA, a russa Maria Sharapova, teoricamente mediria forças nas quartas de final com uma das tenistas mais promissoras do circuito, a canadense Eugenie Bouchard.

Leia tudo sobre: tenisaberto da australiarafael nadalatpnovak djokovicroger federer