Reunião entre Kerry e Zarif sobre programa nuclear do Irã

Kerry e Zarif, que já haviam se reunido na quarta-feira por seis horas em Genebra, onde mantiveram conversas "substanciais", voltaram a dialogar em Paris durante quase uma hora

iG Minas Gerais | AFP |

John Kerry foi alvo do serviço secreto israelense no ano passado
AP Photo/Jacquelyn Martin, Pool
John Kerry foi alvo do serviço secreto israelense no ano passado

O secretário de Estado americano, John Kerry, se reuniu nesta sexta-feira em Paris com seu colega iraniano Javad Zarif para discutir o programa nuclear de Teerã, informou um porta-voz americano.

Kerry e Zarif, que já haviam se reunido na quarta-feira por seis horas em Genebra, onde mantiveram conversas "substanciais", voltaram a dialogar em Paris durante quase uma hora.

As reuniões ocorrem antes da retomada das negociações formais no domingo entre o Irã e as grandes potências do Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) para tentar chegar a um acordo histórico sobre o polêmico programa nuclear iraniano.

Zarif também se reuniu nesta sexta em Paris com o seu colega francês, Laurent Fabius.

O objetivo das negociações é chegar a um acordo sobre o programa nuclear antes de 1º de julho, já que fracassaram em concluir um pacto antes do prazo anterior de 24 de novembro de 2014.

As divergências entre as partes se concentram na determinação do Irã de manter seu direito de enriquecer urânio.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave