Temas desafiam a criatividade dos chefs

iG Minas Gerais |

O Eloi Bistrô Art Cuisine funciona só de quarta-feira a sábado: as segundas e terças-feiras são dedicadas às aulas para pequenos grupos, em que o chef entrega os segredos das suas receitas
Márcia Fantini / Divulgação
O Eloi Bistrô Art Cuisine funciona só de quarta-feira a sábado: as segundas e terças-feiras são dedicadas às aulas para pequenos grupos, em que o chef entrega os segredos das suas receitas

Surpreender os alunos com temas interessantes e que não se repitam é um desafio para os professores. Segundo Ivo Faria, as aulas o obrigam a manter-se sempre atualizado. “Pesquisar é muito importante para isso. Tento trazer ingredientes novos, técnicas que vão interessar”, afirma ele.

Para o chef Renato Quintino, cada aula surge a partir de um estímulo diferente – seja uma viagem que ele fez, um livro que leu, um prato que experimentou. Já Rusty gosta de procurar temas em ingredientes ou técnicas de preparo. “Já dei uma aula sobre o sal, por exemplo, e outra sobre a panela de pressão”, completa.

No bistrô que leva seu nome, o chef Eloi Moreira percorre desde os clássicos mineiros até a cozinha tailandesa. “Para mim, o mais importante é entregar receitas que funcionam. Explico aos alunos o pulo do gato de cada uma, e também me antecipo aos erros que eles podem cometer. Quero que eles absorvam a minha experiência’, diz.

No Bouquet Garni, a chef Agnes Farkasvolgyi prefere basear-se nas estações do ano e em datas comemorativas. “Agora, por exemplo, estou pensando no verão. Penso nas cores do Carnaval, nos sabores que ele me remete. Assim, os pratos vão sendo criados”, diz ela.

Inaugurado no ano passado também com a proposta de ser uma escola de culinária, o Alma Chef oferece aulas que exploram as especialidades de cada chef – enquanto o catalão Jaume Vinnyallonga fala sobre a culinária espanhola e suas especificidades, o chef Matheus Paratella põe à prova sua experiência na Itália ao ministrar as aulas sobre as diferentes regiões do país da bota. Além de percorrerem nacionalidades, há temas avulsos, como o curso Cozinha de Cinema, da chef Luciana Il Canto, com pratos inspirados na trilogia “O Poderoso Chefão”.

“O que temos buscado, agora, é saber o que nossa clientela quer. Muitos alunos vieram procurar aulas de comida saudável, então provavelmente teremos um módulo sobre o assunto”, afirma o coordenador dos cursos, Cristiano Crepaldi.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave