Festa contra discriminação chega à sua 22ª edição

‘Concerto contra o Preconceito’ começará na próxima terça-feira (20) e seguirá até o dia 25 com diversas atrações na Colônia Santa Isabel, além de intervenções na cidade

iG Minas Gerais | Da Redação |

Cerca de dez mil pessoas são esperadas durante o evento
Reprodução internet
Cerca de dez mil pessoas são esperadas durante o evento

Chamar a atenção da população para o preconceito que ainda há em relação à região que foi uma das maiores colônias de hansenianos do país. Esse é o objetivo do “Concerto contra o Preconceito”, que chega à sua 22ª edição e será realizado na Colônia Santa Isabel, na região do Citrolândia, na próxima semana.

Durante cinco dias, uma programação com variados shows musicais, atividades culturais, esportivas, sociais e educativas foi preparada para esclarecer a população sobre a doença, que é transmissível, mas que tem cura e, se diagnosticada precocemente, não deixa sequelas.

De acordo com o presidente da associação dos moradores da Colônia Santa Isabel, Hélio Dutra, são esperadas cerca de 10 mil pessoas, além de caravanas que estão sendo organizadas por colônias de diversas partes do Brasil. “A expectativa é boa. Além dos visitantes da cidade e da região metropolitana, são esperadas também pessoas de diversas colônias do país. A Santa Isabel é a única colônia a receber o “Concerto contra o Preconceito”, diz.

Para Dutra, o evento é importante para divulgar os sintomas da hanseníase, além de ajudar na reivindicação de melhoria nos equipamentos para o tratamento da doença. “Nós aproveitamos o evento para esclarecer dúvidas e reivindicamos melhores condições para quem mora aqui na região, que foi marcada por causa da doença durante tantos anos”, concluiu.

O tradicional evento é organizado pela Associação Comunitária da Colônia Santa Isabel, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan - Betim), a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a prefeitura, por meio da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe).

“A melhor forma de acabar com o preconceito é através da informação e da cultura. E é isso que queremos proporcionar com esse evento importante”, reforçou a presidente interina da Funarbe, Márcia Dutra.

Atrações A programação começará na próxima terça-feira (20), com uma blitz educativa no centro da cidade, próximo ao Museu Paulo Araújo Gontijo. As atrações continuam nos dias seguintes, com o início dos shows programado para sexta-feira (23). No sábado (24), a principal atração será a dupla sertaneja Antônio Carlos & Renato, e, no domingo (25), o cantor Wilson Sideral fechará as festividades.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave