OMS registra 'queda real' de novos casos de Ebola na África

Pelo menos 8.459 pessoas morreram devido à epidemia de Ebola no mundo, de 21.329 casos registrados, segundo o último balanço da OMS

iG Minas Gerais | AFP |

O número de novos casos de Ebola nos três países do oeste da África mais afetados está experimentando uma "queda real" e constitui um "primeiro sinal otimista", declarou nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Esta queda é real, mas não significa que o combate tenha terminado", declarou à AFP Tarik Jasarevic, porta-voz da agência da ONU em Genebra.

"Trata-se do primeiro sinal otimista e o resultado do trabalho que foi efetuado nos últimos meses", acrescentou.

Pelo menos 8.459 pessoas morreram devido à epidemia de Ebola no mundo, de 21.329 casos registrados, segundo o último balanço da OMS, publicado nesta quarta-feira. Com exceção de 15 mortos, todas estas mortes se concentraram em Serra Leoa, Guiné e na Libéria.

A OMS indicou que o número de novos casos de Ebola detectados esta semana na Guiné (42) e em Serra Leoa (184, dos quais 59 apenas em Freetown) estavam em seu nível mais baixo desde agosto passado.

Quanto à Libéria, os novos casos "são pouco numerosos" e voltaram aos níveis de junho. Apenas oito novos casos foram registrados na semana de 11 de janeiro, uma forte queda em comparação aos mais de 300 novos casos por semana, em agosto ou setembro passados.

"Temos mais laboratórios, equipamentos e os dados coletados são melhores, embora isto não signifique que todos os casos sejam reportados", afirmou Jasarevic.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave