BHTrans lança a Operação Trânsito Melhor

Empresa de trânsito alega que modificações irão aumentar o tempo de travessia para os pedestres e dar mair fluidez ao fluxo de veículos

iG Minas Gerais |

A prefeitura de Belo Horizonte e a BHTrans apresentaram nesta quinta-feira o planejamento para a implementação da Operação Trânsito Melhor, que visa melhorar a mobilidade urbana no hipercentro da capital. A primeira parte das obras serão a readequação da geometria e a construção de novas calçadas e áreas de passagem de pedestres. A prefeitura acredita que esta primeira pate da intervenção esteja concluída no final do primeiro semestre deste ano.

As modificações, segundo nota da BHTrans, irão aumentar o tempo de travessia para os pedestres e dar mair fluidez ao trânsito, reduzindo o tempo o tempo dos semáforos dos cruzamentos da avenida Afonso Pena com nas ruas São Paulo e da Bahia e também na Praça Sete de Setembro.

Na primeira fase das intervenções, a rua Espirito Santo, entre a rua dos Tupis e a Afonso Pena vai passar a ter mão dupla. No mesmo trecho a rua dos Tupis irá operar no sentido contrário ao atual. Na avenida Assis Chateubriand, entre a avenida dos Andradas e rua da Bahia, também terá o sentido do fluxo revertido.

A segunda fase do projeto inclui a mudança de mão da rua Curitiba entre a Afonso Pena e a rua dos Tupinambas. Na Tupinambas, também terá a reversão do fluxo entre rua Curitiba e Afonso Pena.

Na terceira e ultima etapa das modificações, realizadas no trânsito na praça Sete de Setembro, serão proibidas as conversões á direita da avenida Amazonas para a Afonso Pena. Já o condutor que estiver seguindo pela Afonso Pena ficará proibido de virar para tomar a avenida Amazonas.

A BHtrans estima que que o tempo de espera dos pedestres nos sinais da praça Sete de Setembro tenha, em média, uma redução de 64%.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave