Papa Francisco visita templo budista

Essa foi a segunda vez que um líder católico faz essa visita

iG Minas Gerais |

Budistas mostraram relíquias sagradas ao papa Francisco ontem
Alessandra Tarantino
Budistas mostraram relíquias sagradas ao papa Francisco ontem

Colombo, Sri Lanka. O papa Francisco se tornou o segundo pontífice a visitar um templo budista nesta quarta-feira, alterando a programação no último minuto para prestar homenagens a um importante local de adoração budista na capital do Sri Lanka.

Dentro do templo, ele foi recebido por monges e pôde presenciar a exibição de relíquias budistas pertencentes a dois importantes discípulos de Buda. As relíquias, que são exibidas uma vez por ano, foram mostradas a Francisco em sinal de gratidão.

Segundo o chefe do templo, Banagala Upatissa, permitir ao papa ver as relíquias “é a maior honraria que podemos oferecer ao pontífice”.

A visita ao templo foi um dos três eventos adicionados de última hora à agenda do papa nesta quarta-feira. Depois de canonizar a primeira santa do país e visitar um templo cristão no nordeste da ilha, Francisco também se encontrou com o presidente deposto, Mahinda Rajapaksa, na embaixada do Vaticano.

Depois, ele se encontrou com bispos do Sri Lanka, um evento que tinha sido retirado da agenda de terça depois que o papa alegou estar cansado.

No início do dia, ele rezou uma missa em uma pequena igreja diante de um milhão de fiéis em Colombo, insistindo na liberdade de crença em um país atingido por tensões étnicas e interreligiosas.

A polícia da capital, que informou sobre 1 milhão de presentes, disse que se tratou da congregação mais importante reunida durante uma manifestação pública no país. Já o Vaticano contabilizou os presentes na missa em mais de 500 mil.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave