Jodie Foster recebe duas indicações a prêmio do sindicato de diretores

Indicações para TV foram marcadas também por maior presença feminina em comparação ao cinema --que não contemplou, por exemplo, a diretora de "Selma", Ava DuVernay

iG Minas Gerais | Folhapress |

Jodie Foster recebe duas indicações a prêmio do sindicato de diretores
Jodie Foster recebe duas indicações a prêmio do sindicato de diretores

O Sindicato de Diretores dos EUA (DGA, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta (14) os indicados nas categorias de cinema, televisão, documentário e comerciais, que concorrerão aos prêmios entregues pela organização anualmente.

Os diretores Wes Anderson ("O Grande Hotel Budapeste"), Clint Eastwood ("Sniper Americano"), Alejandro G. Iñárritu ("Birdman"), Morten Tyldum ("O Jogo da Imitação") e o vencedor do Globo de Ouro, Richard Linklater ("Boyhood"), foram os indicados na categoria de cinema.

Jodie Foster é o único nome a receber mais de uma indicação, ambas em categorias de TV, sendo lembrada por seu trabalho na direção de episódios das séries "House of Cards" e "Orange is the New Black", ambos do Netflix. Assim, ela é também a única a concorrer tanto para drama como para comédia em televisão.

A série "Homeland", exibida pelo Showtime nos EUA e pelo FX no Brasil, foi representada com duas indicações na categoria de série de drama, com os diretores Dan Attias e Lesli Linka Glatter concorrendo ao prêmio.

Completam a categoria de drama o vencedor do Emmy Cary Fukunaga, pela direção na primeira temporada de "True Detective", e Alex Graves, por "Game of Thrones", da HBO. Já na categoria de comédia, competem com Foster o comediante Louis C.K., por "Louie", Mike Judge, de "Silicon Valley", Gail Mancuso, por "Modern Family" e a roteirista e diretora Jill Soloway, que recebeu nesta semana o Globo de Ouro por "Transparent".

As indicações para TV foram marcadas também por maior presença feminina em comparação ao cinema --que não contemplou, por exemplo, a diretora de "Selma", Ava DuVernay. Além de Foster, Soloway e Lesli Linka Glatter, a diretora Lisa Cholodenko concorrerá pela minissérie "Olive Kitteridge".

Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia no dia 7 de fevereiro, em Los Angeles.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave